Automóvel


Franquia de seguro


A franquia de seguro funciona como um compartilhamento de responsabilidades entre segurado e seguradora, com o objetivo de garantir um maior cuidado com os bens por parte dos proprietários.

De acordo com o histórico de direção dos motoristas segurados, por exemplo, é possível identificar qual o melhor tipo de franquia para cada perfil.

Abaixo, confira quais são eles e entenda suas diferenças:

Franquia Básica (normal)

É comumente usada na maioria dos cálculos iniciais das cotações. Cada seguradora estabelece qual valor será oferecido nessa modalidade.

Franquia Ampliada

Tem valor geralmente duas vezes maior que o encontrado na básica. É indicada para pessoas que temem mais a perda total do que os danos parciais. Esse público está disposto a arcar com o preço de consertar o próprio carro em casos de acidentes. Nesse sentido, o valor total do seguro para este tipo de franquia é mais barato que o da básica.

Franquia Reduzida

Geralmente tem a metade do valor da franquia básica. A modalidade é indicada aos que preferem pagar mais pelo valor da apólice do que arcar com consertos do carro, ainda que estejam dispostos a pagar por consertos menores. Ou seja, para ter franquia mais em conta, o preço cheio do seguro é mais caro.

Franquia Isenta

Nesta modalidade não há a cobrança de franquia do usuário. Não são todas as seguradoras que oferecem a opção, seu uso geralmente tem limite de ocorrências e o valor do seguro é ainda mais caro que o cobrado no contrato com franquia reduzida.