Trânsito Seguro


Importância do seguro que inclui danos a terceiros


O número de acidentes e mortes no trânsito ainda é alto no Brasil. O país aparece em quinto lugar nesse ranking, atrás da Índia, China, Estados Unidos e Rússia.

Por isso, mesmo fazendo as melhores escolhas ao trafegar pelas ruas, avenidas e estradas, é preciso estar preparado para imprevistos. Em caso de situações indesejadas, além do seguro DPVAT obrigatório, é fundamental contratar um seguro com cobertura a terceiros, a RCF-V (Responsabilidade Civil Facultativa de Veículo).

Apesar do DPVAT cobrir danos corporais e indenizações, há um teto de gastos que, quando alcançado, a diferença deve ser arcada pelo causador do acidente. Então, é nesse momento que entra a cobertura de seguro RCF-V. Ela evita despesas com a reparação de danos causados aos outros envolvidos e ações judiciais, garantindo o ressarcimento dos custos que o segurado precise pagar por prejuízos materiais ou pessoais a terceiros.

O que está incluído na RCF-V:

Danos Materiais

Independentemente de qual for o veículo, a cobertura de danos materiais paga por todos os estragos causados. Caso o acidente envolva muros, postes de eletricidade ou um estabelecimento, as despesas também serão custeadas.

Danos Corporais

A cobertura RCF-V se encarregará do pagamento de tudo o que passar do limite de gastos coberto pelo DPVAT: tratamentos e contas hospitalares, além de indenização por invalidez permanente, morte e despesas funerárias aos familiares da vítima.

Danos Morais

A cobertura foi criada para sanar indenizações provenientes de condenação judicial quando o acidente traz, como consequência, danos à psique, à saúde, ao nome, ao crédito, ao bem estar e à vida, mesmo quando não há prejuízo financeiro a terceiros.

Como sempre recomendamos por aqui, conte com a orientação de seu corretor de seguros para saber mais sobre os valores a serem contratados para a cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa Veicular, para que você esteja sempre protegido. As seguradoras estabelecem valores mínimos e máximos a serem contratados.

E lembre-se sempre: manutenção, sobriedade, atenção e calma são essenciais na hora de guiar qualquer veículo!