Trânsito Seguro


10 cuidados para adotar na direção e garantir sua segurança no trânsito


As dicas de segurança já são bem conhecidas dos motoristas, mas na pressa e na ansiedade de evitar trânsito intenso, muita gente se esquece de verificar pontos que fazem a diferença para uma viagem sempre segura. Não deixe a pressa e o estresse estragarem seu caminho!

Para um 2018 mais seguro, confira se já coloca esses cuidados em prática ao volante:

1. Esteja atento às boas condições dos freios e amortecedores de seu veículo.

2. Ao ligar o carro, confira sempre as luzes de freio e os faróis.

3. O combustível está no final? Não deixe para amanhã o combustível que você pode pôr hoje! Pane seca gera multa e quatro pontos na carteira.

4. Saiba identificar sinais de sonolência. Se estiver exausto e o caminho for longo, pare e descanse.

5. Distribua uniformemente a bagagem pelo veículo. Nunca deixe as bagagens soltas no banco (incluindo os animais de estimação), acomode-as sempre no assoalho. Pets de até 10 kg podem ir presos e em segurança em cadeirinhas especiais ou com coleira tipo “peitoral”. Os maiores também possuem coleiras especiais que se fixam ao cinto de segurança ou podem ser conduzidos em caixas de transporte próprias.

6. Antes de sair de casa, consulte sempre a previsão do tempo e atualize-se sobre as condições do trajeto. Em caso de adversidades, você pode recalcular a sua rota com tranquilidade.

7. Ao sentar-se no banco do motorista, ajuste a distância do assento e os espelhos retrovisores internos e externo, garantindo seu conforto.

8. Fique atento à sua postura. As costas devem estar sempre apoiadas totalmente no encosto do banco, evitando lesões musculares e dores ao fim do dia.

9. Tenha paciência! Sua irritação não fará com que os carros à sua frente desapareçam. Prefira trafegar com os vidros fechados e com uma trilha sonora agradável.

10. Já dissemos anteriormente, mas não custa lembrar: celulares não combinam com direção segura! Se for extremamente necessário contatar alguém enquanto dirige, utilize o bluetooth ou pare em local seguro e digite sua mensagem ou faça o telefonema.