Cultura


10 dicas para a conta de energia não pesar no bolso


Atitudes do dia a dia nos ajudam a seguir com o planejamento financeiro do ano. Muitos dos gastos aos quais nos submetemos podem ser minimizados, com economias simples que nos permitem fazer novos investimentos sem ultrapassar nosso limite de despesas.

Sabendo que uma das contas que mais pesam no fim de cada mês é a conta de energia, trouxemos 10 dicas para que ela chegue cada vez mais leve, com um consumo mais equilibrado desse recurso.

Confira:

1. Desligue e tire da tomada os aparelhos que não for utilizar durante o dia. Equipamentos em stand-by (aqueles que ficam com uma luz vermelha acesa, como microondas e televisões) são responsáveis por 10 a 15% do consumo elétrico de uma residência.

2. Ao comprar ou substituir um eletrodoméstico, dê preferência aos novos modelos com certificação A pelo Procel, que são mais eficientes do ponto de vista do consumo de energia elétrica.

3. Se você costuma dormir enquanto assiste à televisão, comece a programar o timer para desligá-la. Ou coloque o seu despertador para ir para cama e desligar a TV no botão, evitando o stand-by. Para os computadores, a mesma prática é válida. Configure o monitor para desligar após algum tempo sem uso.

4. Ao ligar o ar-condicionado, feche todas as portas e janelas, para evitar o consumo excessivo de energia durante o resfriamento do ambiente. Se o objetivo é minimizar o calor, os ventiladores de teto também são boas opções, contribuindo para um gasto 90% menor de energia.

5. Instalar dimmers em interruptores é um investimento que pode ajudar a economizar energia. Esses dispositivos controlam a quantidade de luz do ambiente e ajudam a consumir menos.

6. Tire o carregador de celular da tomada após carregar 100% o aparelho. Caso contrário, ele continuará consumindo energia.

7. Evite ficar abrindo e fechando a geladeira e não deixe formar muito gelo. Dois milímetros já são capazes de aumentar em 10% o consumo de energia.

8. Reduza o tempo de banho e desligue o chuveiro enquanto se ensaboa. Fazendo isso, uma residência com quatro pessoas pode economizar mais de R$ 300 por ano na conta de energia.

9. Programe-se para lavar roupas na capacidade máxima estipulada pelo fabricante da máquina de lavar. Dessa forma, além de energia, você economiza água.

10. Na hora de passar as roupas, também evite ligar e desligar o ferro várias vezes no dia. Até atingir a estabilidade de temperatura, o aparelho tem um consumo de energia muito alto.

Agora é com você!

Na economia de energia, além de cuidar da saúde do seu bolso, você ainda contribui com a do planeta.