Viagem


7 lugares no Brasil para fazer trilha e contemplar a natureza


O Carnaval está próximo, e se você ainda não tem planos para os dias de folia ou quer ter ideias do que fazer após o feriado para recuperar as energias em meio à natureza confira as dicas de trilhas para fazer pelo Brasil e ainda contemplar belas paisagens.

Se você não tem o hábito de caminhar em trilhas, é melhor começar com aquelas mais fáceis. Por isso, as opções apresentadas aqui seguem uma ordem: das mais simples (com pouco desnível e em terreno pouco acidentado, onde é possível até fazer um piquenique) até as mais complexas.

1. Trilha do Rio Sapucaí, no Horto Florestal de Campos do Jordão

A trilha é bem tranquila, com um trajeto de aproximadamente uma hora. Na cidade do chocolate quente, o percurso tem uma vista linda e é possível fazer uma tirolesa de 450m que passa sobre o rio Sapucaí.

2. Trilha das 7 praias, em Ubatuba

Ubatuba já é uma ótima pedida para uma escapadinha da vida agitada da cidade. Quando o assunto é trilha, de graça e ainda envolvendo sete praias diferentes, o assunto fica ainda melhor! A trilha começa na praia da Lagoinha e termina na praia de Fortaleza. O caminho é longo, com um total de 10 km, mas, com tantas belas praias no percurso, é possível descansar e tomar um banho de mar em cada parada.

3. Trilha das cachoeiras no Parque Estadual da Serra do Mar, em Cunha

Com 14,4 km de extensão total, a trilha é feita dentro do Parque Estadual da Serra do Mar. Nela, o público passa por várias cachoeiras dos rios Paraibuna e Ipiranguinha e por um trecho do rio Bonito. Detalhe importante: para fazer a trilha é preciso agendar antes com um dos guias do parque. O passeio é gratuito.

4. Pedra da Macela, em Cunha

O percurso é de subida (2 km no total) mas vale a pena, pois a vista é incrível! Em dias de céu limpo, é possível avistar toda a Serra do Mar e praias de Paraty e Ilha Grande. Localizada no município de Cunha, que por si só já é uma delícia e tem muitas atrações bacanas, a Pedra da Macela é um passeio sensacional pra quem gosta de exercício, natureza e vistas bonitas!

5. PETAR

O PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) é um grande parque, com muitas opções de trilhas que passam por dentro de cavernas. Uma das opções é a trilha da Caverna da Água Suja. Apesar do nome, a água que passa por lá é muito limpa! Para quem curte emoção e aventura, o local garante em dobro: dentro da caverna, a caminhada é toda por dentro da água – água no nível dos joelhos e, em alguns lugares, no nível da cintura.

6.Trilha da Pedra Grande, no Parque Estadual da Cantareira

A Pedra Grande está 1.010 metros acima do nível do mar e dela dá para ver o Pico do Jaraguá e, se o clima colaborar, também a Serra do Mar. No mirante também tem o museu Casa de Pedra, e no caminho de volta está o Largo das Carpas, que tem parque infantil, banheiros e área para lanche. Tudo isso justifica o nível de dificuldade da trilha: são 10 km de ladeira, entre a ida e a volta!

7. Serrilha do Papagaio, no Parque Nacional da Tijuca (RJ)

Além de um passeio durante horas na Mata Atlântica, essa travessia tem o bônus de passar pelo cume da própria Pedra Branca, ponto culminante do parque e de todo o município do Rio de janeiro, com 1.024 metros de altitude. A caminhada exige preparo físico, mas todo o esforço também vale a pena pelas vistas que o caminho reserva. São aproximadamente três horas e meia de percurso.

Observação: quando feita em grupo, a aventura fica ainda melhor e um pode ajudar o outro!

Tem mais dicas? Compartilhe com a gente!

O Brasil possui uma variedade de paisagens e parques e, por isso, oferece várias opções de trilhas a serem exploradas. #vamosjuntos