Educação


Como cuidar das finanças pessoais


Entre as resoluções de começo de ano, uma das mais comuns é a do planejamento financeiro. Mas os imprevistos, a ausência de uma fonte de renda ou mesmo a falta de disciplina para economizar são as justificativas de muitos para a falta de controle dos gastos e para a incapacidade de fazer o dinheiro render ao longo dos meses.

Independentemente da situação, se esforçar para poupar, mesmo que por um curto período, é positivo e rende bons frutos. Afinal, para a realização de grande parte de nossos sonhos e para levar a vida com tranquilidade e segurança, é preciso ter reservas disponíveis.

Um levantamento de dados recente mostrou exatamente isso. Para os brasileiros que poupam, o principal objetivo é lidar com eventuais doenças e problemas do dia a dia. Em seguida, vem o desejo de garantir um futuro melhor para a família, a vontade de viajar e o cuidado em manter uma reserva para um momento de desemprego.

Apesar de ser mais acessível e garantir uma rentabilidade maior do que zero, a poupança não é a única alternativa para gerir suas economias. Existem diversas maneiras para cuidar das finanças pessoais.

Pensando nisso, elencamos abaixo boas dicas de canais que descomplicam esse hábito e te ajudam a investir com confiança!

1. Me Poupe!

É o maior canal sobre finanças do Brasil. Idealizado pela jornalista Nathalia Arcuri, especialista em finanças, o Me Poupe! apresenta dicas de finanças pessoais de forma simples e descontraída.

2. O Primo Rico

Se você tem dúvidas sobre investimentos, Thiago Nigro te ajuda a entender sobre esse universo e a investir com qualidade. Além disso, no canal é possível conferir conteúdos sobre ações, empreendedorismo, moedas digitais e dicas de como economizar.

3. EconoMirna

Você também encontra tudo sobre economia no canal da Mirna Borges. A educadora financeira aposta na irreverência para agradar seu público e compartilhar conteúdos atuais sobre finanças.

4. Dinheirama

Conrado Navarro traz em seu canal discussões e matérias relevantes para aqueles que querem se manter atualizado no mundo das finanças e encontrar mais dicas para realizar os melhores investimentos e economizar. Vale a pena conferir as publicações diárias com os acontecimentos que impactam a economia do país e, consequentemente, o bolso de cada um.

5. Empiricus Research

A Empiricus é uma grande publicadora de educação financeira. No Youtube, os vídeos, apresentados por analistas que falam o que pensam de forma simples e didática, ajudam na conquista da independência financeira, fornecendo recomendações de investimentos para qualquer pessoa que queira investir e ensinando termos relacionados à gestão do dinheiro.

Conhece outros? Compartilhe conosco em nosso perfil do Facebook!