Educação


Dicas para manter sua segurança financeira em 2019


Quando o assunto é finanças pessoais, ter organização é uma boa prática para garantir a concretização de sonhos, projetos e evitar instabilidades emocionais, no trabalho e na família.

Já trouxemos aqui algumas dicas para poupar e investir, mas, nesse post, falaremos sobre como usar o dinheiro ao longo do ano para evitar o bolso vazio no final de cada mês. Com equilíbrio financeiro, é possível levar uma vida de realizações diárias.

1. Reserve um dia do mês para organizar sua vida financeira. Monte um documento com as despesas fixas, dívidas, pagamentos e gastos eventuais. Insira também todas as suas receitas (ex: salário). Com tudo no papel, faça um balanço com aquilo que pode utilizar para momentos de lazer, compras necessárias e até mesmo com uma parte disponível para investimento.

2. Para o equilíbrio financeiro, defina mensalmente as prioridades e elimine gastos que não são essenciais.

3. Ter uma meta financeira para a aquisição de um bem ou de uma experiência é importante e ajuda a criar condições para que a meta seja cumprida. Analise o seu orçamento e estude como reorganizá-lo de modo a conquistar o que deseja no prazo estabelecido.

4. Considere como um compromisso guardar de 10% a 20% de sua receita mensal. Poupar é importante para a saúde das finanças pessoais.

5. Sempre que possível, opte pelas compras à vista. Nesse formato, seu poder de barganha aumenta e permite descontos e outras vantagens. Financiamentos devem ser feitos para valores mais altos, como a compra de um imóvel ou pagamento de uma viagem de longa duração para o exterior, por exemplo.

6. Recebeu um telefonema de seu banco para a retirada de uma linha de crédito? Fuja dessa oferta e não se deixe seduzir pela facilidade em contrair uma dívida. As taxas de juros são elevadas e o dinheiro fácil, no fim, custa muito mais caro!

Cuidar das finanças pessoais de modo consciente é ainda uma fórmula para conter o consumismo!

Gastos planejados também evitam descartes excessivos e colaboram com uma vida mais sustentável.