Viagem


Dicas para uma viagem de avião segura


Segundo uma pesquisa divulgada pelo Ibope, mais de 40% da população brasileira tem medo de voar. Para aliviar a tensão desses passageiros, existem práticas que colaboram para uma viagem mais tranquila.

Se você quer voar de modo seguro ou conhece alguém que irá decolar nos próximos dias, confira as dicas abaixo e aproveite o seu destino!

Antes do embarque

– Programe-se para sair de casa com antecedência e chegar pelo menos uma hora antes do embarque. Com tempo de folga, é possível caminhar com tranquilidade até o portão de embarque correto, procurar algo para comer e até mesmo relaxar antes de entrar no avião, ouvindo música ou lendo um bom livro. O check-in online também é uma ótima alternativa para evitar filas e otimizar todo o processo.

– Lembre-se de carregar consigo os documentos necessários para o embarque e para o desembarque no país de destino. Antes de sair de casa, confira se está levando documento de identidade, passaporte e, se necessário, visto, seguro viagem (confira aqui o ideal para cada destino) e passagens. Com tudo em ordem, você também evita passar por momentos de estresse.   

– Prepare um lanchinho para sua viagem de avião. Os petiscos são ótimos para os momentos em que a fome aperta em voos muito longos. Coloque na bagagem de mão seus alimentos preferidos, só fique atento ao peso e ao tamanho máximo dso que pode ser levado dentro da cabine, que pode variar entre 7kg e 10kg. Atenção especial para o transporte na bagagem de mão de líquidos, géis e aerossóis. Isso inclui produtos de beleza e higiene, como perfumes, cremes, desodorantes e creme dental. A embalagem desses produtos não pode ter capacidade maior que 100 ml cada e deve estar dentro de uma bolsa transparente, para que os itens possam ser inspecionados. O total não pode ultrapassar um litro.

– Se achar necessário, consulte um médico de sua confiança para indicação de medicamentos que ajudam a reduzir a tensão durante a viagem e sobre os momentos mais adequados para a ingestão de cada um deles.   

– Evite ingerir bebidas energéticas ou exagerar nas bebidas alcoólicas, já que os energéticos dificultam o relaxamento e o álcool tem seus efeitos potencializados nas viagens aéreas por conta da altitude.

Durante a viagem

– Vista roupas confortáveis e utilize um travesseiro de pescoço para aumentar o conforto. Além disso, vale estar preparado com um par de meias a mais e um casaco extra, para manter-se aquecido no ar condicionado da aeronave.

– Para sentir maior segurança, informe aos comissários de bordo sobre o medo de viajar de avião. Além disso, sinta-se à vontade para tirar qualquer dúvida e solicitar qualquer suporte, como água, mesmo fora do serviço de bordo.

– Distraia-se lendo, escutando música, vendo um filme ou fazendo palavras cruzadas. Com a cabeça ocupada, o nível de tensão diminui e a viagem passa mais rápido.

Durante o desembarque

– Quando o avião já está no solo, o alívio é tanto e a vontade de sair da aeronave maior ainda. Nesse momento, é preciso tomar cuidado para não deixar nada para trás. É difícil recuperar o que fica.

– Aproveite para respirar e relaxar e só fique em pé quando as portas do avião forem abertas e as pessoas começarem a se movimentar em direção às saídas.

– É importante guardar o comprovante de despacho da bagagem, pois caso a mala seja danificada, extraviada ou furtada o comprovante contribuirá para o esclarecimento dos fatos junto à companhia aérea e, se necessário, junto à polícia, e para o ressarcimento do que foi perdido.

Não deixe o medo te impedir de conhecer o mundo! Seguindo esses passos, você se sentirá mais preparado para uma viagem tranquila do início ao fim.