Trânsito Seguro


Mundial de Futebol: como torcer pela seleção em segurança


Durante o período dos jogos, a população vai às ruas, torce e comemora com os colegas e familiares cada gol da seleção brasileira. Este ano, o primeiro jogo do Brasil será contra a Suíça, no próximo domingo (17/06), e mesmo quem não acompanha o esporte sente o coração bater mais forte ao ver a bola rolar em campo.

O 7×1 ficou para trás. Na Copa do Mundo 2018, a seleção brasileira ruma ao hexa. Nessa levada, confira como também ser campeão fazendo as melhores escolhas no trânsito:

Vai assistir aos jogos fora de casa? Se for beber, não dirija. Pegue carona com os amigos que passam longe do álcool, utilize transporte público ou peça um táxi. Sob efeito de bebidas alcoólicas, os reflexos ficam mais lentos, impactando negativamente a capacidade de reação na direção.

Fique atento: Condutores flagrados dirigindo com teor alcoólico entre 0,2 mg de álcool por litro de ar expelido dos pulmões (mg/l) e 0,33mg/l cometem infração gravíssima, com perda de sete pontos e recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação, suspensão do direito de dirigir e pagamento de multa de R$ 2.934,70. O mesmo vale para quem se recusa a passar pelo teste do bafômetro.

Evite transitar em momentos de alta circulação de veículos, sobretudo minutos antes do início dos jogos. Saia de casa com antecedência e, caso não conheça o local sugerido por seus amigos para assistir à partida de futebol, estude o caminho e veja as melhores rotas que deve tomar ou explicar para o seu caronista.

Ao estacionar o carro, não deixe à vista objetos de valor (como: carteiras, celulares, bolsas etc). Coloque seus pertences no porta-luvas ou no vão entre os bancos da frente e os traseiros. Evite sustos na direção e preze por sua segurança e a dos outros que dividem as ruas com você.

Lembre-se: O Brasil ganhou a partida? Comemore! Ou, retorne para casa logo ao final do jogo. Assim, você evita circular quando as vias são consumidas por buzinaços, rojões e corre-corre nas ruas.