Cultura


Lugares ao ar livre para fazer piquenique e curtir o feriado


Para aproveitar os dias de descanso e recarregar as energias, bons programas são aqueles que incluem atividades ao ar livre e a companhia das pessoas mais especiais. Por isso, se você ainda não sabe o que fazer durante o feriado de Páscoa, reunimos aqui opções de lugares pelo Brasil onde é possível relaxar em meio às belezas da natureza e fazer um belo piquenique.

Confira:

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

No Jardim Botânico do Rio de Janeiro, além desfrutar de belezas naturais, é possível descansar em uma área com mesas e bancos de madeira e realizar um lanche em boa companhia. Por ser uma área que se coloca com a missão de promover, realizar e difundir pesquisas científicas, visando à conservação e à valoração da biodiversidade, o jardim possui regras para que os visitantes e outros usuários do espaço físico contribuam com a preservação da flora, da fauna, do patrimônio e com a tranquilidade e segurança de todos. Funcionamento: segunda-feira, das 12h às 17h; terça a domingo, das 8h às 17h. Consulte no site do local os valores para visitação.

Jardim da Cinemateca Brasileira

Reduto de cinéfilos paulistanos com suas salas de cinema e uma biblioteca, a Cinemateca é também um agradável refúgio cercado de arte e verde na zona sul de São Paulo. O local possui um jardim com bancos e mesas repleto de árvores frutíferas e um conjunto de esculturas doadas por artistas que contribuíram para a revitalização da área. Para piqueniques, o horário é das 8h às 17h nos dias úteis e sob consulta nos finais de semana. É permitida a presença de até 25 pessoas em cada grupo, entre crianças e adultos.

Parque do Museu Oscar Niemeyer

Além de incrível por dentro, o MON, em Curitiba, é cercado por uma área verde que vale a visita. Atrás do museu em formato de olho há um extenso gramado repleto de árvores conhecido como ParCão, pronto para receber piqueniques despretensiosos com vista para a belíssima arquitetura do edifício assinado por Oscar Niemeyer. A entrada é gratuita e a presença de cães está liberada. Funcionamento: 24 horas.

Jardim do Museu da Casa Brasileira

Referência em arquitetura e design, o MCB oferece um respiro em plena avenida Faria Lima, em São Paulo. Em torno do solar neoclássico construído nos anos 1940, que hoje funciona como sede do museu, há um convidativo jardim onde é possível estender a toalha e curtir a primavera sem pressa. No site da instituição, é possível conferir algumas regras e recomendações disponíveis. Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h. Entrada gratuita aos sábados, domingos e feriados; e R$ 10 de terça a sexta. Fechado às segundas.

Parque Ecológico Roberto Burle Marx

Com vegetação típica do cerrado e plantas medicinais, o Parque Ecológico Roberto Burle Marx, na região leste de Belo Horizonte, também é chamado de Parque das Águas por ser rico em nascentes. Instalados em uma área com mais de 170 mil m², seus jardins que homenageiam o renomado paisagista oferecem o cenário ideal para piqueniques, entre a biodiversidade do local. Funcionamento: todos os dias, das 7h às 18h. Entrada gratuita.

Fonte: Casa Vogue