Trânsito Seguro


5 cuidados essenciais para um final de ano seguro


No mês de dezembro, transitamos mais já que o número de compromissos é maior. São festas, confraternizações, viagens de férias… Por isso, durante esse mês, é preciso cuidado redobrado no trânsito e, para um final de ano cheio de segurança, além do seguro viagem, esses cuidados devem fazer parte do seu planejamento:

1. Não importa a idade do seu carro ou de sua moto, o custo do conserto é sempre maior que o investimento na revisão periódica de seu veículo. Por isso, além de estudar o caminho, reservar o hotel, convidar os amigos e parentes e pesquisar as atrações do local que vai visitar, vale também passar no mecânico com antecedência e fazer a manutenção de seu veículo.

2. Com a chegada do verão, na maior parte dos estados, as chuvas fortes são frequentes. Em caso de alagamento, controle a velocidade e, se precisar parar, estacione o carro em local seguro. Nessas situações, é essencial que faróis, limpadores de para-brisa, pneus e freio estejam em bom estado e funcionando bem. A falta de cuidado pode ocasionar congestionamentos e até acidentes!

3. Caso sofra um acidente, não fique dentro do veículo nem perto dele. Procure um lugar seguro, onde o trânsito possa continuar fluindo, sinalize com o triângulo de segurança e ligue para o resgate, para a concessionária da rodovia ou mesmo para a polícia rodoviária.

4. Viajar durante o dia é sempre uma boa escolha, mesmo com chance maior de enfrentar congestionamentos. Durante a noite, a visibilidade fica comprometida, costumamos estar muito mais cansados.

5. Evite o estresse no trânsito e viaje com os vidros fechados, ar condicionado ligado e uma boa música, para deixar o trajeto ainda mais agradável.

São escolhas seguras que fazem do trânsito um espaço onde todos podem ir e vir com tranquilidade.

Planeje os trajetos, faça uma revisão antecipada do veículo, saiba como lidar com cada situação e boa viagem!