Dispositivos Móveis


Dicas para permanecer seguro online


Hoje, mais de 50% da população mundial utiliza a internet, e esse número não para de crescer. As redes sociais concentram grande parte deste público e, dessa forma, o que você diz (ou faz) online pode atingir muito mais gente do que aquilo que faz no mundo offline!

É essencial, então, que tomemos cuidado com nossas atitudes na rede e com aquilo que compartilhamos, para que não fiquemos expostos a riscos desnecessários. Uma vida segura também passa pelo virtual, já que somos cidadãos cada vez mais digitais.

Confira essas dicas para permanecer seguro quando estiver conectado e compartilhe com os amigos:

1. Um primeiro cuidado para manter suas informações protegidas é a instalação de um antivírus confiável em seus dispositivos. Converse com as pessoas com as quais convive para descobrir a melhor opção para o seu aparelho. E fique sempre atento às opções gratuitas!

2. Mesmo com o antivírus, cuidado com os sites que acessa e com as aplicações que instala em seus dispositivos. Também evite clicar em links e anexos recebidos por e-mail. Acessar links desconhecidos pode ser uma porta de entrada para cibercriminosos em seus aparelhos.

3. Depois de preencher seus dados pessoais em formulários online, especialmente em sites de compra, lembre-se sempre de acessar as configurações dos seus dispositivos e navegadores e limpar os dados memorizados.

4. Antes de fazer login em qualquer site ou dispositivo, confira se a página de cadastro possui a inscrição HTTPS (e não HTTP) e o cadeado verde com a inscrição “Seguro”. Além disso, se você fez o login, faça sempre o logout! Especialmente se estiver em dispositivos de terceiros.

5. Ao criar senhas para acessar portais e redes sociais, evite inserir informações pessoais (como data de aniversário, nomes conhecidos etc). Crie sequências de letras e números que tenham pouca relação com sua vida pessoal.

6. Na era dos selfies, tenha discrição e bom senso ao postar suas fotos nas redes. Antes de colocar qualquer coisa no ar, pense: “o que isso revela (ou pode revelar) sobre mim?”.

7. Do mesmo modo, antes de fazer qualquer postagem, pense se aquilo poderia ofender alguém ou se a pessoa que está com você na foto gostaria que a imagem se tornasse pública.

8. Se não pretende ser uma pessoa influente online, só aceite pedidos de amizade ou de seguidores que você realmente conhece. Seus dados privados podem ser facilmente rastreados, entregando sua localização, emprego, número de telefone e pessoas da família. Reveja suas configurações de privacidade em cada uma das plataformas.

9. Fique atento também ao acessar redes de Wi-Fi públicas, sobretudo se for lidar com dados confidenciais de trabalho e/ou sites de bancos. Nesses casos, ative o roteador de seu celular para fazer as operações online de seu computador.