Automóvel


Entenda a diferença entre Seguro Auto e Proteção Veicular


Em nossa página do Facebook, trouxemos uma série de posts com as principais diferenças entre seguro auto e proteção veicular para te ajudar a não cair na armadilha dessa segunda oferta, conhecida como Seguro Pirata.

Aqui, juntamos as informações essenciais para que você invista na segurança de seu veículo de forma consciente, garantindo o recebimento de todos os cuidados esperados como segurado.

Diferentemente do seguro, que é oferecido pelas seguradoras fiscalizadas pela Susep, um órgão do governo federal, a proteção veicular é oferecida por uma cooperativa de donos de veículos, que unem seus caixas para reembolsar seus associados em caso de danos aos automóveis. Dessa forma, o recebimento da indenização não é certo e dependerá dos recursos disponíveis.

Investir na proteção de seu veículo também é investir na segurança de suas finanças. Por isso, é ideal buscar pelo tipo de serviço que não te deixará na mão diante de imprevistos. De acordo com a lei, as seguradoras são obrigadas a manter reservas, podem contar com as resseguradoras em caso de catástrofes, e são obrigadas a cumprir uma série de requisitos regulatórios que confirmem sua capacidade de operar o país e assumir os compromissos firmados com os consumidores.

Ao contratar um seguro, o segurado faz valer seus direitos como consumidor e pode cancelar as coberturas adquiridas a qualquer momento. Como regra, na cobertura básica de um contrato de seguro auto já estão contemplados: colisão, incêndio, roubo e furto, além de danos materiais e/ou corporais causados a terceiros. Além dessas, outras possibilidades podem ser incluídas na oferta, incrementando o preço do seguro e a proteção de seus bens.

Por falar em preço, o valor de cada seguro é calculado a partir da análise das coberturas que o segurado deseja contratar e do perfil de risco do consumidor. Com a ajuda de corretores, os clientes podem escolher as melhores soluções às suas necessidades e são auxiliados em casos de sinistro, não importa quantas vezes eles venham a acontecer. É como aquele amigo com o qual você pode contar em qualquer ocasião!

Assim, antes de contratar a segurança, seja de seu veículo, ou de qualquer outro bem, conheça as diferenças das ofertas disponíveis e não deixe de enxergar na figura dos corretores aquele conselheiro para todas as horas!

Não troque o certo pelo incerto. Converse com um profissional de sua confiança e leia atentamente a apólice de seu seguro!