Você Sabia


Fraudar o seguro é crime, prejudica a empresa e encarece o serviço ao consumidor.


Combater a fraude é um dos principais desafios do mercado segurador. Além de ser crime, a fraude no seguro impacta diretamente no preço do serviço, prejudicando as seguradoras e os consumidores.

Isso porque o preço dos seguros é definido de acordo com os custos da seguradora, formados principalmente pelo pagamento de indenizações. Ao pagar indenizações indevidas a fraudadores, as seguradoras têm um aumento de custo que acaba sendo repassado para o preço dos seguros oferecidos.

Se os seguros ficam mais caros, menos pessoas conseguem arcar com essa despesa, o que resulta em uma queda no volume desse serviço, com menos trabalho para seguradoras e corretores. Para os consumidores, os resultados são bens desprotegidos e prejuízos maiores em caso de acidente.

Omitir fatos nas vistorias, simular avarias, inverter as responsabilidades em caso de acidente, superfaturar orçamentos em oficinas e simular roubo ou furto são algumas das fraudes mais comuns praticadas por clientes de seguradoras. Fique fora dessa e denuncie!