Você Sabia


Garantia de fábrica é diferente de Garantia Estendida Original


A Garantia de Fábrica é oferecida pelo fabricante do produto. Já o seguro de Garantia Estendida deve ser contratado pelo consumidor no ato da compra, e tem como objetivo fornecer a extensão do tempo da garantia. Este seguro só começa a valer após o término da garantia oferecida pelo fabricante e a validade depende da escolha e as opções disponíveis na loja.

Existem duas modalidades de seguro de garantia estendida:

  • Seguro de garantia estendida para veículos automotores
  • Seguro de garantia estendida para bens: eletrodomésticos, eletroportáteis, equipamentos de informática, equipamentos de telecomunicações e ferramentas elétricas

Hoje, no mercado existem várias seguradoras que oferecem este serviço. Porém, os planos devem, obrigatoriamente, oferecer uma das seguintes coberturas:

  • Extensão de garantia original: contrato cuja vigência inicia-se após o término da garantia do fornecedor e que contempla as mesmas coberturas oferecidas pela garantia do fabricante.
  • Extensão de garantia original ampliada: contrato cuja vigência inicia-se após o término da garantia do fornecedor e que contempla as mesmas coberturas oferecidas pelo fabricante e, ainda, novas coberturas.
  • Extensão de garantia reduzida: contrato cuja vigência inicia-se após o término da garantia do fornecedor e que pode contemplar coberturas reduzidas das oferecidas pelo fabricante. Esta modalidade aplica-se somente a veículos automotores e a bens que possuem apenas garantia legal.

Não se esqueça de ler atentamente a apólice (contrato). Com isso você saberá quais são os serviços que contratou, seus direitos e as situações em que não há cobertura para o produto.