Previdência Privada


O que você gostaria de fazer quando parar de trabalhar?


Caso você ainda não saiba o que de fato é a previdência privada e quais seus benefícios, uma primeira informação que você deve ter é: não há idade mínima nem a necessidade de comprovação de renda para iniciar esse investimento de longo prazo.

A previdência privada é uma aposentadoria sem ligação com o sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é complementar à previdência pública e é fiscalizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), um órgão do governo federal.

Quando você decide investir em um plano de previdência privada, pensando em receber uma quantia em dinheiro no momento em que estiver aposentado, é possível escolher o valor e a periodicidade de sua contribuição. Só lembrando que: o valor que receberá quando começar a fazer uso da previdência será proporcional aquele que você aplicou.

Há dois tipos de previdência privada: o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL). A diferença entre os dois é que o primeiro é recomendado se você tem uma renda alta, já que o valor investido pode ser abatido no Imposto de Renda se representar até 12% da sua renda bruta anual. Contudo, quando o dinheiro é sacado, o imposto pago é proporcional ao total que havia no fundo. O segundo, embora não permita que o total investido seja abatido no Imposto de Renda, viabiliza a cobrança de impostos apenas sobre o que o dinheiro investido rendeu.

Na hora em que escolher um plano, é essencial conhecer também as formas de cobrança de impostos e defini-la no contrato. Existem duas: a regressiva, que favorece o resgate do dinheiro de uma só vez; e a progressiva, ideal para aqueles que querem receber parcelas mensais do valor investido.

Outras possibilidades de escolha do plano são: se o recebimento da renda será por tempo determinado ou vitalício, e se o plano será vinculado a um seguro de morte e/ou invalidez.

Com o seguro de morte, é possível escolher quem da família receberá o dinheiro acumulado. E, com o de invalidez, caso um acidente te impossibilite de retornar ao trabalho, todo o dinheiro é entregue a você.

O que você se imagina fazendo quando se aposentar?

Organize-se e faça seu plano de previdência privada para realizar seus projetos!

Precisa de ajuda? No site da Susep você encontra todas as entidades credenciadas a realizar o seu plano e você ainda pode simular o valor do benefício recebido.