Seguro de Vida


Os principais seguros e seus benefícios


Os seguros são mecanismos de proteção contra riscos e devem fazer parte de nosso planejamento financeiro, pois representam o pagamento de um valor (a uma seguradora) para termos a segurança e a tranquilidade de sermos indenizados em um momento de dificuldade.

Não gostamos de pensar que estamos sujeitos a riscos em nosso dia a dia, mas é importante conhecer os tipos de seguros e estarmos preparados para imprevistos, reduzindo possíveis prejuízos.

No Brasil, apesar de existirem mais de 90 ramos de seguro com grande variedade de detalhamento, eles são divididos em três grandes grupos: seguros de vida, de saúde e os seguros elementares, que podem ser obrigatórios ou facultativos.

Entre os seguros mais comuns contratados pelos brasileiros estão:

Seguro de Vida: muito importante se você possui dependentes (se é casado ou tem filhos). Caso algo aconteça com você, e o valor for bem dimensionado, sua família pode ficar em uma situação financeira estável.

Seguro Habitacional: bastante procurado por quem compra um imóvel em prestação e faz empréstimos junto ao banco para cobrir os custos envolvidos. Na maior parte dos casos, o pagamento do seguro será embutido no pagamento do empréstimo. Mesmo se você optar pelo aluguel de um imóvel, o seguro ainda é pertinente para cobrir os bens que estão dentro de sua casa.

Seguro de Automóvel: Como uma casa, carro também custa caro e, por isso, caso ele seja danificado, você será capaz de consertá-lo ou substituí-lo. Além disso, a maioria dos seguros de carro também cobrem danos corporais e mortes em acidentes de trânsito. Contratar as coberturas adicionais de Danos Materiais e Danos Corporais à terceiros também é importante (apesar de muitos ainda não o fazerem) e a seguradora assume a responsabilidade de reembolsar os valores reclamados por aqueles que tiverem a propriedade material e/ou corporal prejudicada.

Não deixe de procurar pelo seguro ideal para seu perfil! Contrate um corretor habilitado pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), tire suas dúvidas e compare as propostas disponíveis.