Cultura


Por que contar com um Seguro de Responsabilidade Civil (RC)?


O seguro de responsabilidade civil (RC) relaciona-se ao Código Civil, aos direitos e deveres dos cidadãos, e representa proteção, sobretudo financeira, em casos de danos involuntários a terceiros. É indicado especialmente aos prestadores de serviço, uma vez que, em situações em que clientes recorrem à justiça contra danos corporais, materiais ou morais decorrentes de ações ou omissões involuntárias, o benefício garante o reembolso das reclamações e denúncias.

Para esses profissionais, antes da contratação do seguro em questão, as seguradoras solicitam algumas informações relacionadas ao negócio e às atividades desempenhadas no exercício da profissão de cada um, para avaliarem os riscos, quais as coberturas mais adequadas em função de preço e abrangência e qual a possível participação do segurado nos prejuízos (franquias). O valor do seguro também é calculado com base na frequência de ações judiciais e no custo médio das indenizações do segurado nos últimos anos.

No Brasil, proprietários de todos os meios de transporte terrestre, marítimo e aéreo, movidos a motor, e construtores de imóveis em zonas urbanas são obrigados a contratar o seguro de responsabilidade civil.

Mas a verdade é que qualquer pessoa pode contratar um seguro de RC com coberturas apropriadas para o tipo de proteção que precisa. Na responsabilidade civil individual, existe a apólice familiar, que pode ser oferecida com o seguro residencial e cobre danos e prejuízos involuntários causados a terceiros por você, seus familiares, agregados, empregados e/ou animais domésticos.

Além dessa, existe a apólice adicional ao seguro auto, que garante o pagamento de danos e prejuízos materiais e corporais causados a outros indivíduos, como em acidentes de trânsito.

Essa opções de seguros de RC geralmente são de fácil contratação e normalmente garantem indenizações de valores elevados por um custo modesto. Em resumo, contar com esse tipo de proteção é considerar que sem ela o patrimônio pessoal pode ser consumido por decisão judicial no pagamento de perdas econômicas reclamadas por “terceiros”.

Ao contratar um seguro de RC, procure o auxílio de um especialista de confiança, um corretor de seguros familiarizado com o tipo de negócio a ser realizado.

Fonte: Tudo Sobre Seguros