Residência


Por que você deve saber se o seu condomínio está segurado


Quando escolhemos um lugar para morar, a primeira coisa que devemos considerar é se estaremos protegidos e levaremos uma vida segura. Por isso, é importante conhecer o perfil da vizinhança, verificar a infraestrutura de segurança do bairro e, sobretudo, do condomínio que se pretende habitar.

Além de contar com um seguro habitacional, é importante avaliar se o seu condomínio, seja ele vertical ou horizontal, é segurado. De acordo com o Código Civil Brasileiro, o seguro de condomínio é obrigatório tanto para prédios residenciais como para comerciais e mistos, e sua contratação é responsabilidade do síndico. Caso o condomínio não tenha seguro e aconteça algum acidente, ele pode ser processado por perdas e danos e ainda ser obrigado a ressarcir os moradores utilizando o seu próprio patrimônio.

Nos condomínios horizontais, onde cada morador é responsável pela construção da sua casa, o seguro é feito só para as áreas comuns, como portaria, playgrounds, quadras e churrasqueiras. Já nos verticais, o seguro se estende aos apartamentos. O que significa que, caso uma explosão provocada pelo botijão de gás do salão de festa afete seu apartamento, você será ressarcido. O mesmo acontece se uma explosão fora do condomínio for capaz de quebrar as vidraças da sua janela.

A cobertura básica garante apenas indenização dos prejuízos causados à estrutura física do imóvel: paredes, pisos, tubulação, pintura, etc. por incêndio, queda de raio e explosão. Roubo ou furto de automóveis, danos em elevadores, problemas com o portão elétrico e quebra de vidros são algumas das opções extras que podem ser adicionadas ao seguro condomínio básico, mas que devem ter a aprovação dos condôminos.

Móveis, roupas, eletrodomésticos e eletrônicos não estão incluídos e, caso você queira proteger os seus bens, converse com um corretor de sua confiança e identifique a melhor cobertura para o seu patrimônio. A despesa anual com o seguro residencial não costuma ultrapassar 0,2% do valor do imóvel.