Automóvel


Seguro contra as chuvas fortes de verão


Com as chuvas fortes de verão, muitos motoristas passam por momentos de tensão com risco de alagamento das vias. Em situações como essa, o ideal é manter a calma, controlar a velocidade e estacionar o carro em local seguro, longe de árvores e fios de alta tensão.

Antes desses cuidados, porém, é preciso conferir se alguns mecanismos do veículo estão funcionando normalmente, como os faróis, limpadores de para-brisa, pneus e freio. A falta de manutenção do automóvel pode ocasionar congestionamentos e até acidentes!

Vale alertar os condutores que, caso tenham contratado um seguro automóvel com cobertura além daquela de Responsabilidade Civil Facultativa (RCF), a indenização em caso de danos decorrentes de submersão total ou parcial do veículo em água doce proveniente de enchentes ou inundações é aplicável.

Para acionar o seguro, é preciso entrar em contato com a seguradora, informar o ocorrido e solicitar um guincho para retirada do veículo do local da inundação. A seguradora, então, solicitará uma documentação e o preenchimento de um formulário de aviso de sinistro. Em seguida, realizará uma inspeção para verificar se o dano que o veículo sofreu foi total ou parcial.

A indenização só não acontece caso o valor do reparo for inferior à franquia contratada. Quando o dano é total, o segurado será indenizado integralmente se o valor para reparar os prejuízos for igual ou superior a 75% do limite máximo da garantia.

Já conferiu a apólice do seu seguro? Caso tenha dúvidas sobre as coberturas contratadas, entre em contato com um corretor de sua confiança e entenda quais as suas vantagens como segurado.

Em dias chuvosos, não saia desprevenido. Nem sempre quem está na chuva precisa se molhar!