Automóvel


Tudo que você precisa saber sobre o seguro de seu carro


Quem tem carro sabe que é preciso fazer e manter um planejamento financeiro para poder arcar com os custos que este bem demanda. Os investimentos não cessam após a compra do veículo, permanecendo com as manutenções periódicas, nos momentos do abastecimento e na contratação do Seguro Auto.

Em relação a esta última aquisição, muitos desconhecem os mitos e as verdades dos seguros para carros e deixam de investir em uma apólice. Antes de contratar uma cobertura, confira as principais respostas sobre este serviço, que vai além da redução dos prejuízos em caso de acidentes, roubos ou furtos do automóvel:

  • Seguro Auto não deve ser trocado pela Proteção Veicular. Enquanto o seguro é fruto da gestão supervisionada e responsável de seguradoras fiscalizadas pela Susep, a proteção é vendida por cooperativas e/ou associações e não atende a todos os padrões econômico-financeiros, de segurança e confiabilidade do mercado. Fique esperto e, para saber diferenciar as duas ofertas, acesse nossa página no Facebook e busque pelas publicações com a #SeguroAuto.
  • Pode parecer um mito, mas trocar de carro de três em três anos (ou até de cinco em cinco anos) é o ideal para não pagar mais caro pelas peças de reposição na hora do cálculo do prêmio (valor desembolsado à seguradora para cobertura das despesas em casos de danos ao veículo). Isso quer dizer que, sim, quanto mais antigo o carro, mais elevado o preço do seguro.
  • Instalar rastreadores e/ou bloqueadores no carro deixa seu veículo mais protegido. Assim, mais fácil é a localização do bem em caso de roubo e menor o valor investido no seguro.
  • O valor pago na apólice do seguro auto também é menor quanto maior a cautela na direção. Segundo especialista do setor, as mulheres pagam seguro de carro de 9 a 12% mais barato que os homens, já que as motoristas são responsáveis por apenas 11% dos acidentes de trânsito.
  • Mantenha a papelada do carro atualizada! Com os documentos em dia, é possível renovar o seguro auto sem precisar pagar taxas nem impostos.
  • Fique atento às condições de segurança de sua região, pois isso também impacta no preço do seguro auto ofertado pelas seguradoras.
  • As coberturas do seguro auto não se estendem aos bens que ficam dentro do carro. Por isso, não deixe objetos de valor à vista enquanto dirige e quando estaciona. Prefira carregar seus bens no porta-malas, protegendo-se (e a seu veículo) de criminosos.
  • Quando seu carro tem um local fixo para estacionar, o preço do seguro também reduz. Na mesma lógica, quanto menos vulnerável a riscos seu veículo está, menores as despesas que ele pode gerar.
  • A cobertura mais completa para automóveis inclui, além da colisão, roubo e furto, danos causados por catástrofes naturais, como alagamentos, enchentes ou inundações, granizo e terremotos.

Preparado para contratar uma cobertura para seu veículo?

Lembre-se: um corretor de seguros de sua confiança é a pessoa mais indicada para sanar as demais dúvidas que surgirem no processo. Fique atento à vigência de sua apólice e leia atentamente a documentação!