Trânsito Seguro


Você conhece os riscos de usar o celular no trânsito?


O celular nos acompanha em todos os momentos da vida, já que facilita nosso contato com pessoas em qualquer lugar do mundo e armazena todas as informações necessárias ao nosso dia a dia.

Mas precisamos saber quando usar ou não esse dispositivo. No trânsito, por exemplo, a escolha certa é manter o celular guardado e nunca utilizar o aparelho enquanto dirige. Até para os pedestres, usar o celular é perigoso. Você se expõe tanto a pequenos acidentes, como tropeçar ou esbarrar em alguém, quanto ao risco de ser atropelado por um carro manobrando ou saindo de uma garagem.

No Havaí, por exemplo, na cidade de Honolulu, pedestres que atravessarem a rua olhando para as telas de seus celulares serão multados e poderão pagar até 99 dólares se cometerem a infração mais de duas vezes! Lá, o projeto de lei foi aprovado no final de julho (confira!).

Estudos também apontam que dirigir e digitar uma mensagem aumenta em 23 vezes o risco de se envolver em acidentes. A 60 Km/h, se você leva cinco segundos para escrever um texto e enviá-lo, isso equivale a percorrer 80 metros com os olhos vendados!

Além disso, utilizar alternativas, como o viva-voz, mãos livres e bluetooth para atender a uma ligação, enviar mensagens, ouvir música, fazer uma selfie ou acessar uma das inúmeras redes sociais é visto como uma falsa sensação de segurança no trânsito, pois a atenção é dividida e reduzida.

Por isso, manusear o aparelho enquanto dirige já figura como uma das cinco infrações de trânsito mais cometidas no Brasil (e custa cerca de R$293,47 e sete pontos na carteira de habilitação!). No Reino Unido, a prática é considerada tão perigosa quanto dirigir alcoolizado e nos Estados Unidos, as companhias de seguro estão convencidas de que ela é a causa para o aumento de mortes no trânsito, sendo considerada um sério problema de segurança pública.

Use seu celular quando estiver parado e em lugares seguros. Na cidade, preste atenção a tudo que acontece a sua volta para a sua proteção e a dos outros também!