Trânsito Seguro


Você sabe quais são os melhores países e cidades para dirigir?


Uma pesquisa divulgada pelo Waze, no final do último ano, indicou os países em que o trânsito é mais “controlado” e que são, portanto, os melhores lugares para se dirigir.

A Holanda é a primeira colocada, e não é de se surpreender.

Por ser considerado o país das bicicletas, o local conta com medidas para acalmar o tráfego de carros nos municípios, instituindo o limite de 50km/h nas avenidas e 30km/h nas áreas centrais. E a decisão do país em estabelecer uma sociedade menos centrada nos carros e com foco nos ciclistas, tem origem em diversas passagens históricas, entre elas: o movimento “Stop de Kindermoord” (Parem com o assassinato de crianças, em português), na década de 1970, quando o tráfego de carros se intensificou e o número de acidentes de trânsito envolvendo crianças aumentou; e o aumento do preço do petróleo, em 1973, decorrente do embargo de países árabes às nações que apoiaram Israel na Guerra do Yom Kippur.

Em seguida, no ranking, está a França e, logo depois, os Estados Unidos.

O Brasil está na 20ª colocação, analisando indicadores como: nível de trânsito, segurança, qualidade das vias e infraestrutura, serviços ao motorista, fator econômico e social (acesso a carros e variação no preço do combustível) e a qualidade da rede de usuários do Waze no local.

A conquista de um trânsito cada vez mais tranquilo e seguro, especialmente nas grandes cidades do país, é consequência da ação de uma série de entidades da sociedade.

Mas nesta Semana Nacional do Trânsito, vale pararmos e refletirmos sobre nossa contribuição:

Estou dirigindo com cautela? Faço a melhor escolha de meio de transporte para chegar a meus destinos? Me planejo antes de sair de casa? Penso em meu bem-estar e no das outras pessoas?

Para entender qual a classificação das cidades brasileiras em relação ao trânsito, confira o ranking da pesquisa divulgada pelo Waze:

Volta Redonda – RJ
Sorocaba – SP
Atibaia – SP
Taubaté – SP
Jacareí – SP
Grande Campinas – SP
Brasília – DF
Petrópolis – RJ
Piracicaba – SP
10º São José dos Pinhais – PR
11º Bauru – SP
12º Goiânia – GO
13º Itajaí – SC
14º Blumenau – SC
15º Feira de Santana – BA