Trânsito Seguro


Você sabia que tem dirigido às cegas?


Esse é um dos riscos de utilizar o celular no trânsito, um assunto que já abordamos anteriormente. Você se lembra? Compartilhe com aquele amigo ou parente que ainda não conseguiu abolir a prática!

Um estudo recente feito pela Cobli, startup paulistana de gestão de frotas, telemetria e roteirização, mostrou que:

Uma pessoa que passa em média seis horas por dia dirigindo na velocidade média do trânsito de São Paulo (25,5 km/h) e olha o celular durante 4,5 segundos seis vezes a cada hora (um total de 27 segundos) dirige cerca de 200 metros sem olhar para a via (o equivalente a duas quadras).

Indo um pouco além, em um ano de trabalho, o motorista dirigiria quase 50 km às cegas. A prática é ainda mais perigosa que dirigir alcoolizado já que o envio de mensagens e uma ligação ao volante retardam o tempo de reação em, respectivamente, 35% e 37% (muito acima do porcentual provocado pelo álcool – 12%), segundo estudo feito pela instituição inglesa RAC Foundation.

Com a diminuição da capacidade de reação, quando utilizamos o celular enquanto dirigimos, o risco de acidentes aumenta em 23 vezes!

Mesmo assim, usar o celular na direção figura entre as infrações de trânsito mais cometidas pelos brasileiros: 51,9% possuem esse mau hábito. Entre as principais desculpas estão o uso de aplicativos (37,7%) e a realização de ligações importantes ou urgentes (36,1%), segundo informou a pesquisa nacional sobre o comportamento de motoristas no trânsito, realizada pela Arteris, empresa concessionária de rodovias no país.

Manter o foco nessa atividade que demanda toda a nossa concentração é manter os olhos abertos! Escolha utilizar o celular somente quando estiver parado e em locais seguros.

No trânsito, #MinhaEscolhaFazaDiferença.