Trânsito Seguro


1 em 5 motoristas admite que usa celular ao volante


Em 2018, uma pesquisa que ouviu mais de 52 mil pessoas nas capitais e no Distrito Federal, revelou que, em São Paulo, 17,4% dos entrevistados usam o celular enquanto dirigem, segundo dados obtidos pelo jornal “O Estado de S.Paulo” junto ao Ministério da Saúde. A multa para esse tipo de infração é gravíssima e vale sete pontos na carteira de habilitação.

As pessoas entre 25 e 34 anos e aquelas com mais de 12 anos de escolaridade lideram o ranking da infração. Belém é a capital com mais condutores que admitiram usar o aparelho enquanto dirigem, seguida de Rio Branco, Cuiabá e Vitória. São Paulo aparece no grupo de quem faz menos uso do celular no trânsito, ao lado do Rio de Janeiro e Manaus.

Especialistas alertam que mexer no equipamento favorece a ocorrência de acidentes e interfere na fluidez do tráfego. Para a redução do problema, segundo especialistas, o ideal seria que, quando o aparelho está em movimento, as redes sociais deixassem de funcionar.

Outras infrações

Além do uso do celular, a pesquisa também analisou outros comportamentos de risco no trânsito. Entre os entrevistados, 11,4% afirmaram que já foram multados por excesso de velocidade. O Distrito Federal tem a maior parcela de condutores que admitem a falta (15,6%), e Campo Grande (6,9%) e Porto Velho (7,1%) têm os menores índices.

Já o porcentual de condutores que dirigem sob efeito de álcool ficou em 5,3%. Nesse quesito, Recife (2,2%), Rio (2,9%) e Vitória (3,2%) tiveram os percentuais mais baixos. Palmas (14,2%) e Teresina (12,4%) registraram os maiores índices.

Para ler a matéria completa, acesse aqui.