Dispositivos Móveis


5 dicas para proteger, organizar e otimizar suas fotos


Apesar da paixão pelo armazenamento de fotos e boas recordações, poucas pessoas se preocupam com a segurança desses arquivos. Com as redes sociais sempre na palma das mãos, muitos utilizam seus perfis para guardar seus registros e tornar o espaço um grande álbum de fotografias.

Mas, como garantir que esses arquivos fotográficos não se perderão durante uma crise qualquer e não serão corrompidos pelos crimes cibernéticos? Por isso, é preciso pensar na segurança de suas lembranças e, logo abaixo, listamos quatro dicas para proteger, organizar e otimizar os seus flashs.

1) Tenha um sistema de armazenamento eficiente, seguro e adequado ao volume de arquivos de dados

Se os seus arquivos não ocupam tanto espaço, investir em um HD externo é uma boa opção. Existem diversas alternativas no mercado com boa capacidade de armazenamento. Mas se você for um colecionador ou se for guardar arquivos de toda a família, o ideal é utilizar um sistema de armazenamento expansível e acessível. Esses sistemas são servidores de armazenamento projetados para usuários que desejam compartilhar arquivos, fazer backup ou expandir a capacidade atual de armazenamento de dados de forma segura e com custos relativamente baixos.

2) Organize-se

Guardar um enorme volume de arquivos exige organização. O ideal é que você separe seus vídeos e filmes por temas, gênero ou ainda por data da produção, para que possa encontrá-los com mais facilidade. As músicas também devem ser organizadas por estilo, com subpastas com os artistas ou bandas. Certifique-se de eliminar arquivos duplicados que ocupam um espaço desnecessário. Para facilitar a organização das fotos, procure colocá-las em ordem cronológica, elimine as duplicadas e faça uma seleção apurada das que estão ruins ou muito parecidas. Perder um tempinho organizando pode representar uma economia de tempo e de um espaço considerável em seus equipamentos.

3) Programe seus backups

Não arrisque suas fotos com momentos especiais ou seus filmes preferidos. Programe backups (cópias de segurança) sistemáticos, em intervalos pré-definidos. Utilize softwares de backup, que facilitam essa programação e possibilitam o backup de todos os dispositivos ligados na rede, como PCs, Smart TVs, tablets e smartphones. Além disso, sistemas de backup oferecem um utilitário automático, chamado NetBak Replicator, para que o usuário possa executar, em tempo real, sincronizações ou agendar backup de vários computadores.

4) Garanta a segurança, sempre

Para garantir a segurança de seus arquivos e dados o melhor a fazer é manter em dia todas as atualizações de sistema e do software de antivírus. Muitas ameaças surgem todos os dias e as atualizações procuram modernizar os processos de segurança contra softwares maliciosos e acessos indevidos. Não descuide da segurança!

Seguindo esses passos e lembrando que o mundo digital também pede segurança (veja dicas para permanecer seguro online), garanta que suas fotos durem uma vida inteira!