Cultura


7 cuidados para um Carnaval seguro


Em fevereiro tem Carnaval! E, no último mês, os bloquinhos já começaram a ganhar força em algumas regiões do país.

Nessa época, as aglomerações de foliões são mais frequentes, exigindo maior atenção e cautela dos participantes. Apesar da animação, os ambientes superlotados se tornam propícios a furtos, roubos e mal-entendidos.

Por isso, antes de sair de casa para curtir os desfiles e as marchinhas junto aos amigos e familiares, tenha consciência de que alguns cuidados básicos são essenciais para passar o Carnaval em segurança, minimizando imprevistos em momentos que pedem apenas diversão e energias positivas!

Confira como se manter seguro em dias de bloco e em meio à multidão:

1. Evite carregar mochilas e bolsas. Vista roupas que permitam guardar objetos nos bolsos da frente e leve consigo apenas o necessário, como carteira de identidade, um pouco de dinheiro e um papel com os números de telefone mais importantes, caso precise telefonar com urgência.

2. Não conte com o celular. Prefira deixar este e outros pertences (como cartões de débito e crédito) em casa. Antes de sair, você já deixa as pessoas mais próximas avisadas e tem em mente quais serão seus principais gastos (como aqueles com comes e bebes e com o transporte de ida e volta da folia).

3. Falando em locomoção, prefira utilizar os transportes públicos. Assim, você não fica estressado com o trânsito (ainda mais intenso em dias de festa), nem com o lugar em que seu carro ficaria estacionado, sentindo-se mais à vontade para consumir bebidas alcoólicas e aproveitar cada momento com tranquilidade.

4. Ao comprar itens para consumir durante a folia, dê preferência a estabelecimentos credenciados, nunca descuide da bebida que tem em mãos nem dê brecha para mal-intencionados.

5. Escolha calçados confortáveis e fechados, evitando cortes com cacos de vidro nas ruas, pisões de outras pessoas e tropeços.

6. Se sair com crianças, procure identificá-las com pulseiras ou crachás. Anote no material o nome do pequeno e o do responsável, além de um telefone para contato. Em ocasiões como essas, o cuidado deve ser redobrado.

7. Aja sempre com discrição e cautela. Procure aproveitar o momento junto às pessoas que estiverem com você e, ao presenciar comportamentos indevidos, afaste-se e se preciso recorra aos seguranças presentes nos locais ou a canais de denúncia.

Confira a programação dos bloquinhos de Carnaval da sua região e faça de tudo para que a curtição não se transforme em drama.

Prepare a fantasia e divirta-se!