Você Sabia


As 10 melhores cidades brasileiras para morar


Neste Dia Mundial do Urbanismo, que tal pararmos para pensar sobre o que torna uma cidade ideal para se viver?

Tem a ver com a segurança? O respeito e a proximidade entre as pessoas? O saneamento? Os serviços disponíveis? A estrutura e a aparência dos empreendimentos?

Mais do que fazer um simples planejamento físico, os urbanistas procuram dar um tratamento cada vez mais humanístico às questões relacionadas à cidade, pensando no lado social e na qualidade de vida de todos os habitantes. Um exemplo disso é a adaptação das cidades e de seus estabelecimentos aos deficientes físicos, uma iniciativa que vem sendo cada vez mais defendida e implantada pelas cidades. Outra iniciativa recente foi desenvolvida pelo setor de seguros e você pode conhecê-la aqui.

Com o objetivo de conhecer a opinião dos brasileiros e as condições das cidades brasileiras em áreas como educação, economia, gestão, saneamento, saúde, segurança e transparência fiscal, uma pesquisa recente realizada pela empresa de consultoria Macroplan elencou as 100 melhores cidades do Brasil (com mais de 266 mil habitantes) para morar.

E os maringaenses podem comemorar! A cidade do estado do Paraná ficou em primeiro lugar, com destaque para o quesito saneamento e sustentabilidade, e todos os demais indicadores ficaram muito equilibrados.

Confira a lista das 10 primeiras colocadas:

1°) Maringá, PR
2°) Piracicaba, SP
3°) São José do Rio Preto, SP
4°) São José dos Campos, SP
5°) Franca, SP
6°) Campinas, SP
7°) Jundiaí, SP
8°) Limeira, SP
9°) Curitiba, PR
10°) Sorocaba, SP

Quer conhecer a lista completa? Acesse esse link.

Você também acha que uma vida segura depende da cidade em que se vive?