Educação


Até na hora do vestibular segurança é tudo!


Depois de horas de estudo e até mesmo noites sem dormir, a primeira dica para ficar tranquilo na hora de fazer as provas de vestibular é colocar na cabeça que você fez o que podia para conquistar o melhor resultado e está determinado a aplicar todo o conhecimento adquirido.

É claro que bate aquele friozinho na barriga antes de enfrentar uma série de questões, mas o ideal é manter a calma e permanecer seguro para solucionar cada problema de uma vez e deixar as ideias fluírem normalmente, sem qualquer obstáculo.

Na hora do vestibular, para dar as respostas com segurança e conquistar o resultado desejado, confira as dicas abaixo:

1. Nos dias que antecedem a prova, não adianta fazer um intensivão e varar noites para estudar. Aproveite para descansar, alimentar-se adequadamente e praticar atividades físicas para relaxar o sistema nervoso central e aumentar a capacidade de concentração. Em momentos de tensão, o organismo produz o cortisol, uma substância que, em grandes quantidades, pode dificultar o armazenamento de informações e gerar o temido ‘branco’ na hora da prova.

2. Mantenha-se atualizado. Leia jornais e revistas, pois diariamente acontecem muitas coisas que podem ser temas de vestibular. Além de descansar, mantenha sua mente aberta para absorver informações do dia a dia, ampliar seu repertório e sua capacidade de formar opiniões.

3. Um dia antes da prova, deixe todo o material necessário organizado. Separe as canetas, um lanche equilibrado, água para manter-se hidratado e seu documento oficial com foto.

4. No dia da prova, chegue com pelo menos uma hora de antecedência para não aumentar a tensão e o nervosismo em caso de trânsito intenso até o local da avaliação.

5. Vista roupas leves e confortáveis para que nenhum incômodo tire sua atenção na hora da prova. Respire fundo e tranquilamente antes de começar a responder às questões. Caso não saiba resolver algumas delas, deixe-as para o final. Aproveite o tempo para solucionar aquelas que estão a seu alcance.

6. Nos momentos finais, confira se respondeu todas as questões, para não sair com a sensação de que deixou algo sem fazer ou mal respondido, e preencha o gabarito com calma e cuidado. Ao deixar a sala do vestibular, aproveite para fazer um novo exercício mental para sair tranquilo e esperar pelo resultado:

– Feche os olhos e conecte-se com algum momento em que você sentiu muita alegria na sua vida.

– Pense em três coisas que você gostaria de ver após a prova. Imagine-se pleno, veja situações que você conseguiu resolver e em que tudo fluiu bem.

– Imagine que sua família está vindo te parabenizar pelo seu desempenho no exame. O que essas pessoas te falariam? Agora, imagine que você está muito satisfeito com tudo. O que você diria para si mesmo?

– Conecte-se com esse momento de muita confiança, feche os seus olhos e pense: onde em meu corpo está o sentimento de confiança? Busque encontrá-lo e materialize esse sentimento.