Residência


Check-list para manter sua casa segura ao sair de viagem


Na temporada de férias, muita gente programa viagens com a família ou com os amigos. Ficamos eufóricos em conferir os atrativos do lugar, montar a programação de cada dia e fazer as malas, mas não podemos colocar em segundo plano o que fica para trás.

Se você é dono de um imóvel, com certeza deve se preocupar com a segurança de sua casa e de seus bens enquanto estiver fora. Mesmo contando com um seguro residencial, o ideal é fazer um check-list, manter o seu lar protegido contra qualquer imprevisto e aproveitar sua viagem com toda a tranquilidade que ela merece.

Confira os 10 passos que separamos e curta muito bem o seu destino:

1. Primeira precaução importante: não comente sobre sua ausência perto de pessoas desconhecidas. Seja discreto e evite compartilhar seus planos com outras pessoas. Comunique apenas aos parentes e amigos mais próximos sobre o período em que ficará fora. Caso a viagem seja de longa duração, peça para alguém de confiança visitar sua casa com frequência.

2. Seu pet também merece uma atenção especial se for ficar sozinho. Busque com antecedência um hotel ou verifique se um vizinho, parente ou amigo próximo (e que goste de animais!) pode acolher seu companheiro por alguns dias. Lembre-se de deixar a ração e tudo aquilo que faça com que ele se sinta em casa com a pessoa (ou local) que for recebê-lo.

3. Ao colocar as malas dentro do carro, também procure não chamar muita atenção. Caso more em casa, realize o procedimento com os portões da garagem fechados e evite barulhos excessivos.

4. Se for assinante de alguma revista ou jornal, o ideal é suspender a entrega dos impressos enquanto estiver fora ou pedir para uma pessoa de confiança recolhê-los com periodicidade. Acumular correspondências na frente de casa é um forte sinal de que não há ninguém no local.

5. Tire os eletrônicos da tomada para evitar curto-circuito e que os aparelhos parem de funcionar em caso de tempestade. Fazendo isso, você também minimiza seus gastos com energia enquanto estiver ausente.

6. Esvazie todas as latas de lixo, lave e guarde toda a louça da cozinha, confira o que ficou na geladeira e guarde as roupas do varal, garantindo que sua casa fique livre de bichos e proliferação de bactérias.

7. Feche o registro de água e de gás, evitando vazamentos, desperdícios e o aumento na conta no final do mês.

8. Esconda itens de valor e escolha esconderijos bastante inusitados. Se ficar com medo de esquecer onde colocou, depois de uma viagem super relaxante, coloque um lembrete no celular.

9. Você pode deixar o telefone sem toque e não mude a mensagem da caixa eletrônica avisando que está ausente. Desligar a campainha também é uma dica importante, deixando sua casa vazia disfarçada e menos vulnerável a assaltantes.

10. Por último e mais importante, tranque e trave todas as portas e janelas! Confira se tudo foi fechado mais de uma vez.

Tudo concluído? Agora é só relaxar.