Você Sabia


Choveu, e agora? Tudo o que você precisa saber para manter sua casa e carro seguros em época de chuva


Durante os períodos de chuvas fortes e frequentes em diversas regiões do país, algumas atitudes devem ser tomadas para manter a nossa segurança e a de nossos bens. Confira quais são elas:

Em casa

– Temporais com muitas descargas elétricas e raios podem ser prejudiciais para os eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Para garantir a segurança da sua casa, tire da tomada todos os aparelhos que necessitam de energia elétrica, já que todo ano no Brasil cai mais de 57 milhões de raios.

– Não fique próximo a janelas de vidro, que podem estourar com a força da água.

– Feche as janelas. A água pode danificar o piso da casa ou objetos que estiverem próximos às janelas.

– Não se esqueça de manter sempre a caixa d’água fechada e nenhum tipo de material exposto que deixe água parada. Não permita que o Aedes Aegypti entre em sua casa.

– Garanta que a sua residência possui um bom escoamento para a água da chuva e previna-se contra inundações. Mantenha calhas, telhas e ralos sempre limpos.

– Você conhece os benefícios do seguro residencial? Esse tipo de seguro oferece diversos tipos de proteção como, por exemplo, indenização para roubo, furto, desmoronamento e adventos decorridos de causa naturais, como vendaval, queda de granizo e raio. Outros serviços podem ser contemplados, escolhendo coberturas que atendam suas necessidades pessoais. A contratação desse seguro possui baixo valor em relação ao preço do imóvel, cerca de 0,3%. Um custo baixo que gera grandes benefícios e evita dores de cabeça.

Seu carro

– Manter a revisão do seu carro em dia pode ajudar a se prevenir em caso de alagamentos e enchentes.

– A palheta do limpador de para-brisa parece ser um item básico, mas muitas vezes esquecido pela maioria dos condutores. Se ela não estiver em ordem, pode ocasionar perda de visibilidade.

– Certifique-se que os pneus estão em boas condições. Pneus carecas comprometem a proteção do motorista e dos demais ocupantes do veículo.

– Dirija com cautela durante a chuva e apenas quando tiver boa visibilidade. Se estiver inseguro, pare o carro em um local seguro. Mantenha distância dos outros veículos, acenda os faróis e não ultrapasse a velocidade permitida
– Não estacione em locais próximos a arvores e fios de alta tensão.

– Utilize gps e app que indiquem os melhores caminhos, evitando rotas que possuam pontos de alagamento.

– Atravessar trechos alagados pode gerar avarias sérias no motor, como o calço hidráulico. Este tipo de dano não é coberto pelas seguradoras. Desta forma, não tente atravessar a áreas alagadas. Procure um ponto mais alto para proteger o veículo e a si mesmo.

Importante:

Todos os seguros com cobertura compreensiva oferecem proteção contra fenômenos naturais. Outras coberturas não vão proteger o seu bem contra as enchentes, por exemplo. Desta forma, antes de contratar o seguro de automóvel, verifique qual a cobertura está contratando. Se já possui um seguro, se informe. Lei atentamente a sua apólice ou converse com o seu corretor.