Cultura


Cinco comportamentos que você deve evitar no ambiente de trabalho


Se você se preocupa com sua evolução no mercado de trabalho, sua realização pessoal e sucesso financeiro, é importante destacar que existem alguns comportamentos que devem ser evitados no ambiente profissional. Isso porque não são as habilidades técnicas os únicos fatores que influenciam no futuro de sua carreira.

Como já dizia o poeta Mario Quintana, são os passos que fazem o caminho. E, mesmo que você tenha competência de sobra, se o seu comportamento prejudicar o bem-estar da equipe, ou a imagem da empresa, seus talentos perdem o brilho e ficam por trás de uma imagem de profissional tóxico.

Então, atenção! Confira abaixo uma lista de comportamentos que você deve evitar no ambiente de trabalho.

Sabe-Tudo

A arrogância atrapalha muito o crescimento profissional, já que impede o aprendizado. O arrogante não escuta, não compartilha seus conhecimentos, resiste às mudanças e trata os outros com ar de superioridade, afetando as relações.

Reclamão

Nada nunca é o bastante para esse perfil. O prazer do reclamão está em encontrar defeitos em tudo e todos e deixar isso claro. É preciso entender que críticas são sempre bem-vindas, mas é preciso ser proativo e construir soluções com os colegas e/ou gestores.

Eu amo… Procrastinar!

A procrastinação é considerada a maior ladra de carreiras e fortunas do mundo. Se você costuma deixar suas tarefas sempre para a última hora e está sempre correndo contra o tempo, saiba que você afeta não só a sua produtividade, mas também daqueles que contam com o seu trabalho. Busque compreender por que você está adiando suas tarefas e como encontrar motivação para produzir melhor.

Pata de elefante

Quando você chega no trabalho, sua presença é sentida com suavidade e alegria ou o contrário disso? Você costuma cumprimentar seus colegas de trabalho? Pede as coisas com educação? Fala com respeito ou sua comunicação sai de qualquer jeito, afinal você não tem tempo para melindres? Rever a gentileza é essencial para um ambiente de trabalho saudável e para a construção da reputação.

Tititi

Quando alguém pensar em você, como você gostaria de ser lembrado? Como profissional, competente, honesto e dedicado ou como uma revista de fofoca ambulante? Falar de outras pessoas não é bom para a vida pessoal e muito menos para os ambientes de trabalho. Essa postura transmite falta de confiança, imaturidade e riscos à imagem da empresa. Foque no seu valor, no que você tem de bom e pouco a pouco você também verá o que tem de bom nas pessoas ao seu redor.

Com esses comportamentos no radar, invista em seu autodesenvolvimento e colha os resultados do seu crescimento profissional e curta a harmonia da sua vida pessoal.

Para uma vida segura, não se esqueça que cabe a você transformar seus hábitos e suas atitudes.

Fonte: Exame