Trânsito Seguro


Com a volta às aulas, redobre sua atenção no trânsito!


É depois do Carnaval que o ano começa para muitas famílias e empresas. E, nessa retomada da rotina, o trânsito das grandes cidades volta a apresentar as características normais, exigindo atenção redobrada de todos que circulam pelas ruas, avenidas e estradas.

Assim como o número de carros, o número de crianças transportadas nos veículos também aumenta, em especial com o fim das férias escolares. Por isso, confira quais são os cuidados essenciais para manter a segurança de todos, especialmente dos pequeninos, ao longo de mais um ano:

1. Nos carros, todos devem estar devidamente acomodados e com os dispositivos de segurança próprios à sua idade e tamanho: bebê-conforto para os que não completaram um ano de idade; cadeirinha para crianças de um a quatro anos; e assento de elevação com o uso do cinto de segurança para os que já passaram dos quatro anos de idade.

2. Motoristas e responsáveis: sejam sempre bons exemplos para os baixinhos. Afivelem o cinto de segurança antes mesmo de dar a partida no veículo, dirijam na velocidade máxima permitida e pratiquem a gentileza no trânsito.

3. Próximo às áreas escolares, reduza a velocidade e, para as crianças saírem do carro, pare em locais permitidos, nunca em fila dupla. O desembarque deve sempre ocorrer pelo lado da calçada!

4. Constantemente, reforce para as crianças a importância do uso da faixa de pedestres e, caso utilizem o transporte público, peça sempre que esperem o ônibus partir para atravessar a rua.

5. Em motocicletas, todos devem usar o capacete e apenas crianças com mais de sete anos de idade, que alcançam a pedaleira e capazes de abraçar com firmeza a cintura do condutor, devem ser transportadas.

6. Na van escolar, exija e confira se o condutor acomoda o número correto de passageiros, com os dispositivos de segurança adequados a cada idade, se o veículo está com a vistoria em dia e trafega dentro das regulamentações de trânsito da região.

Toda precaução é fundamental! No trânsito, procure ser o melhor exemplo. Toda a escolha faz a diferença.