Saúde
Com as chuvas, cuidado com a Dengue
O período de verão brasileiro é sempre comemorado pela oportunidade de férias, festas de Natal e fim de ano e vem com bastante chuva para o deleite e refresco de muitos. Entretanto, um problema recorrente sempre aparece: o aumento dos casos de Dengue, Zika e Chikungunya. Vamos, agora, relembrar alguns passos simples que podem ser tomados pela população para ajudar no combate ao maldito Aedes aegypti.
- Tome a vacina contra a Dengue. Esta é, essencialmente, a dica mais importante que podemos dar.
- Evite de acúmulo de água. O Aedes aegypti precisa de água limpa e parada para conseguir botar seus ovos, então jogue fora pneus velhos e outros objetos que possam acumular água das chuvas.
- Cuidado com as plantas. Os pratos podem acumular água, então coloque areia ou lave-o regularmente.
- Cuidado com piscinas. Este entra no mesmo caso dos vasos, então cuidado com a piscina. O mosquito se alimenta das impurezas e coloca os ovos grudados na borda, então esfregue bem e não se esqueça de colocar cloro na água para matar as larvas.
- Uso de repelente. Esta dica também pode ajudar, caso os mosquitos tenham interesse especial em você. Veja as instruções do repelente e use-o de acordo.
- Telas nas janelas. Este não é o processo ideal, já que muitos não gostam, mas telas contra insetos nas janelas podem ajudar a evitar que eles entrem e te piquem.
- Limpeza geral. A última dica é sempre manter as calhas e caixas d’água limpas, sem acúmulo de sujeira. Infelizmente o mosquito não precisa de muita água para colocar seus ovos, por isso é bom evitar qualquer acúmulo descoberto.