Educação


Combate à fake news


Vivemos hoje em um mundo conectado, com internet, aplicativos, celulares, e a comunicação diminuindo as distâncias e acabando com as barreiras. Em pouco tempo, algo que ocorreu no centro de uma vila de um estado de um país pode chegar ao conhecimento de uma pessoa do outro lado do mundo e esta é uma vantagem da nossa sociedade atual. Infelizmente, nem sempre esta maravilha do mundo moderno é usada de uma forma positiva.

A distribuição de informações inverídicas, as famosas fake news, acaba criando diversos problemas. Os motivos para que isso aconteça são diversos, desde o simples desconhecimento do assunto aliado com a boa fé, até mesmo incentivos menos nobres, como a disseminação de informações ruins para prejudicar terceiros ou causar pânico nas pessoas. Combater as fake news é primordial. Consuma notícias de fontes confiáveis, que tenham sido checadas e com fontes oficiais.

Como exemplo, no Brasil, podemos citar, recentemente, a criação, por parte do Ministério da Saúde, de um canal para disseminação de informações corretas em relação ao coronavírus. O assunto mais falado do momento, que move milhões e vem causando preocupação global, não pode, assim como outros, servir de espaço para disseminação de mentiras. Cuidado com o que você espalha de notícia por aí. Combinado?