Cultura


Como criar uma senha segura?


Anteriormente, trouxemos aqui dicas para permanecer seguro online, uma vez que, mesmo no ambiente virtual, não podemos garantir que todas as nossas informações fiquem ‘trancadas a sete chaves’ e nossa segurança permaneça a mesma on e offline.

Um dos principais cuidados para que não fiquemos expostos a riscos desnecessários na rede é ser criativo na composição de senhas e guardá-las bem. Por isso, listamos abaixo os passos simples para deixar seus dados no espaço digital mais seguros. Confira quais são eles e proteja-se contra os hackers:

1. Não utilize a mesma senha em mais de um tipo de serviço, por mais forte que seja a combinação. Ao aproveitar a mesma senha para vários acessos, você corre o risco de ter todas as suas contas acessadas indevidamente caso alguém descubra a sua composição.

2. Aposte nas senhas mais longas com, no mínimo, 8 caracteres. Mesmo exigindo mais de você para recordar cada uma delas, o hábito contribui para aumentar a segurança de seus dados online.

3. Utilize caracteres especiais, troque letras por números, insira arrobas, símbolos e crie uma sequência que, embora bastante trabalhada, ainda faça sentido para você. Uma dica: para cada tipo de acesso, adicione alguma referência ao serviço contratado. Passe longe das datas de aniversários e do óbvio: 123456.

4. Mude as suas senhas com frequência, diminuindo as chances de ser hackeado. Estabeleça um cronograma e sempre que mudar a senha de um serviço, mude de todos os outros também.

5. Ao contrário do que pensa, não é seguro manter senhas anotadas em papéis, e-mail ou arquivo no computador. Existem boas opções de gerenciadores de senha (seguros!) para guardar suas informações e não precisar contar com o poder de sua memória. Você pode conferir algumas aqui.

Seguindo esses passos, você evita surpresas indesejadas.

Mesmo acreditando no poder de suas senhas, após preencher formulários online, lembre-se sempre de acessar as configurações dos seus dispositivos e navegadores e limpar os dados memorizados.