Saúde


Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão


A pandemia do novo coronavírus serviu para chamar nossa atenção para muitas coisas. Nossa relação com o planeta, como lidamos com crises, nosso distanciamento em relação aos problemas dos outros, isso para citar apenas alguns, que precisamos melhorar com esta situação. Um ponto que podemos destacar, também, é nossa preocupação com a nossa saúde. Neste dia 26 de abril, é celebrado o Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão.

Como sabemos, a hipertensão acontece quando nosso sistema circulatório está trabalhando de forma intensa demais, o que pode provocar danos e problemas graves. Segundo o Ministério da Saúde, tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão são os sintomas mais comuns de que algo não está certo, porém, muitas vezes ela existe e fica assintomática. Por isso, é importante sempre medir a pressão. As causas mais comuns, ainda segundo o Ministério, para este quadro, é a obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento.

Fazer exercícios, evitar ingerir muito sal, não fumar e diminuir o consumo de álcool, além de consumir alimentos mais saudáveis, são as melhores formas de evitarem um quadro hipertenso. Aproveitamos este dia para chamar atenção para este assunto tão importante, já que não tratada, a hipertensão pode provocar derrames, infarto e doenças renais. Porém, aproveitamos para destacar a importância do cuidado com sua pressão em tempos da Covid-19.

Pessoas hipertensas estão no grupo de risco da doença, assim como todos que possuem doenças crônicas. Isso porque elas são mais suscetíveis aos vírus que atacam os pulmões e sofrem mais complicações quando afetados. Desta forma, cuidado. Tome seus remédios, mantenha uma vida mais saudável com exercícios, mesmo dentro de casa. Combinado?!