Cultura


Dia de Proteção às Florestas


O verde da bandeira brasileira representa as florestas, uma das maiores riquezas do nosso País. Ainda hoje, temos o orgulho de ser um dos países que possui uma das maiores áreas cobertas por este ecossistema tão importante, não apenas para nós, brasileiros, como, também, para todo o mundo. Infelizmente, a ação predatória do homem vem atacando as florestas, sempre na busca por outros tipos de riquezas, sem se importar com as consequências destas ações.

No Brasil, o seu não menos rico folclore ainda possui uma figura muito interessante: o Curupira. De baixa estatura, com cabelos vermelho cor de fogo e os pés virados para trás, é o ícone Protetor das Florestas, que é homenageado neste 17 de julho, assim como as próprias matas. Esta lenda brasileira possui ainda o poder de ressuscitar os animais mortos e colocar os caçadores uns contra os outros, além de garantir que eles ficassem perdidos para sempre dentro da mata.

A figura folclórica não é real, mas o espírito que ele cativa sim. Manter as florestas vivas, grandes, intocadas, é uma missão de todos nós. Precisamos fazer isso para garantir um lugar melhor para todos vivermos no planeta, além de preservar a vida de milhões de espécies animais e vegetais, que merecem nosso respeito e carinho.