Educação


Dia Mundial do Meio Ambiente


O planeta Terra é a nossa casa. Ele nos dá proteção, alimento, meios para crescermos e vivermos com todas as experiências que podemos ter em nossas vidas. Por isso, além de buscarmos nele os meios para sobrevivermos, precisamos cuidar para que as pessoas, animais, plantas e tudo que aqui vive possam continuar usufruindo do que nós temos por milhões de anos pela frente. Como alerta para que toda a humanidade tenha um pouco mais de respeito pela nossa casa, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 durante a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o ambiente humano, realizada em Estocolmo, na Suécia.

Data oficial do calendário da Organização das Nações Unidas desde então, o Dia sempre possui uma temática diferente para buscar inspiração em atividades que promovam a conscientização da população. A ideia é que as pessoas façam coisas específicas neste dia, como pintar murais, limpar espaços públicos, fazer coisas com o uso de material reciclado, plantar árvores ou, até mesmo coisas menores, como criar jardins em sua própria casa e lúdica como brincar ao ar livre. Em um momento do planeta onde ainda estamos trancados em casa por causa do novo coronavírus, o alerta de como devemos melhorar nossos cuidados está dado.

A Terra é tudo que temos e tudo que precisamos. Um dia a humanidade romperá esta barreira, viajará pelas estrelas e estará em vários pontos da imensidão do Universo ao mesmo tempo. Como, infelizmente, não será algo alcançado tão próximo que todos nós aqui poderemos aproveitar, então vamos fazer o nosso melhor para cuidar do único lar que temos. Para mais informações sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano, além de acompanhar atividades do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), acesse o site: https://nacoesunidas.org/dia-mundial-do-meio-ambiente-pnuma-promove-reflexoes-virtuais-para-estimular-acoes-reais/