Viagem


Estação das chuvas requer cuidado


O ano começou e como sempre, no Brasil, temos bastante sol e calor. A estação preferida por muitos nunca decepciona para aqueles que gostam de praia, piscina e descansar nas festas de fim de ano. Nesta época o clima nos propicia as famosas chuvas de verão, que para muitos são fontes de refresco, limpa o ar e ajuda na irrigação de plantações e enchimento de reservatórios de água, mas pode causar sérios problemas. Especialmente quando falamos de enchentes.

Para nós motoristas quando uma chuva torrencial cai é sempre importante ficarmos atentos, evitando nos colocarmos em situações de risco. Isso começa ao fazermos sempre a revisão de equipamentos de segurança do veículo, passando pelos pneus, que precisam estar ainda com profundidade dos sulcos para escoamento de água em condições recomendadas pelo fabricante, além dos freios, limpadores de para-brisa e se todas as luzes estão funcionando.

Os pneus merecem um destaque a parte, já que eles são os responsáveis por retirarem toda a água do caminho que o carro irá passar. Aquaplanagem é um risco real, especialmente em altas velocidades, por isso sempre trafegue dentro do limite de velocidade das vias, reduzindo em caso de chuva e com os pneus calibrados. Verifique o valor de pressão exata no manual do proprietário do veículo e faça a calibragem uma vez por semana, sem esquecer o estepe.

Se a chuva for demais e estiver na estrada, pare em um posto de gasolina ou outro estabelecimento, nunca no acostamento. Além disso, não acione o pisca-alerta com o veículo em movimento em hipótese alguma! Lembre-se: a sua vida e dos seus amigos e familiares são muito importantes, então não se coloque em situações de risco. Um motorista desatento, ou caso ele perca o controle do veículo dele, pode acabar batendo em vocês parados no acostamento.

Uma segurança extra para o motorista é o seguro de automóvel com cobertura para danos causados por enchentes ou inundações. Acione a seguradora contratada caso algo tenha ocorrido com o veículo nestes casos, assim você poderá ficar tranquilo de ter o bem recuperado ou trocado sem dor de cabeça. Verifique já se o seu seguro contempla este tipo de situação, nada mais desagradável que ser pego de surpresa desprotegido. Não é?

Outra dica importante tem relação com raios. Fique dentro do carro caso esteja em local descampado, assim mesmo que o raio acerte o veículo, você estará isolado. Não estacione perto de árvores ou fios de alta tenção. Com um carro bem revisado, segurado e atenção, não há por que se preocupar. Aproveite o passeio!