Trânsito Seguro


Gentileza no trânsito


No trânsito somos todos pedestres. Quem nunca ouvi essa frase antes? Ela não quer dizer apenas que devemos, enquanto estamos dirigindo, por exemplo, dar a preferência para outros, mas também tratar todos os outros como iguais. O dia a dia corrido, principalmente nas grandes cidades, causa irritação, estresse e, até mesmo, em casos extremos, violência. Este comportamento, que pode chegar até a provocar acidentes sérios com consequências para toda a vida, deve ser combatido. Sabe como? Vamos listar algumas dicas.

  • Gentileza gera gentileza: como sociedade não podemos mudar de imediato, mas como cidadãos sim. Começando em casa, podemos refletir mais sobre como nossas atitudes influenciam a vida de outros, como tratamos as pessoas, seja no trânsito ou fora dele.
  • Velocidade moderada dentro dos limites: um dos erros mais cometidos pelos motoristas é dirigir acima do limite legal de velocidade das vias. Respeite-os. Para sua segurança e dos próximos.
  • No trânsito somos todos iguais: além do mote “preferência é sempre do pedestre”, trabalhe respeitando a situação e segurança de todos. Respeite as leis, permita que as pessoas atravessem as ruas com calma nas faixas indicadas para isso, sinalize suas ações dando seta, espaço e cuidado.
  • Não exploda no trânsito: não estamos sempre em dias bons. Lembre-se disso. Não sabemos o que acontece nas vidas das pessoas ao nosso redor, então não sabemos o que as nossas atitudes podem provocar nos outros. Antes de dirigir, tente se acalmar, e ao volante, não use o seu veículo como uma arma.
  • Álcool e direção = não: parece estranho termos que falar sobre isso todas as vezes que damos dicas de segurança e educação no trânsito, mas o assunto precisa ser, sempre, retomado. Não beba e dirija. Mais importante do que beber, do que sorrir, do que conversar, namorar, seja o que for, é viver.

Com calma, seguindo as leis de trânsito, pensando no próximo, um dia de cada vez, podemos ir mudando o cenário de caos em que vivemos, resultando em um trânsito mais gentil e, por consequência, nossa vida como um todo.