Cultura


Livros fundamentais sobre a história do Brasil


A leitura é uma grande aliada no desenvolvimento pessoal e profissional. Quanto mais uma pessoa lê, mais exercita sua capacidade de interpretação, criatividade e amplia o seu repertório de conhecimento e até mesmo de experiências.

Ler é um hábito super positivo e que pode ser adotado por qualquer pessoa, basta interesse, curiosidade e força de vontade para a descoberta.

Em comemoração ao Dia Nacional da Leitura, separamos dicas de livros sobre a história do país para que você conheça ainda mais sobre o Brasil e amplie sua lista de leitura de 2018.

Confira as sugestões abaixo e, caso tenha outras dicas, fique à vontade para compartilhar com a gente por aqui!

1. Raízes do BrasilSérgio Buarque de Holanda → considerado um dos livros fundamentais para compreender o povo brasileiro, trazendo explicações sobre as origens culturais e sociais dos cidadãos do país.

2. Cidadania no BrasilJosé Murilo de Carvalho → o autor compara a linha de evolução da cidadania no Brasil com a da Inglaterra, analisando uma série de aspectos políticos.

3. Brasil: Uma BiografiaLilia M. Schwarcz e Heloisa Starling → as autoras propõem uma nova história do Brasil, falando não somente sobre a “história em si”, mas também sobre o cotidiano, as artes e a cultura, as minorias, os ciclos econômicos e os conflitos sociais, compondo uma obra que revela um longo processo de discussões e avanços sociais sem conclusão, em que a construção da cidadania, a mistura de etnias e a violência aparecem como características mais presentes.

4. História Concisa do BrasilBoris Fausto → a obra não é um simples resumo da história do Brasil. O autor consegue tornar compreensíveis as linhas principais da história brasileira, cumprindo a tarefa de forma sintética e apresentando dados estatísticos atualizados.

5. Coleção DitaduraElio Gaspari → fruto de uma extensa e sólida pesquisa, a coleção é composta por cinco volumes, que desenham um detalhado painel dos anos do regime militar no país.