Trânsito Seguro


Maio Amarelo: super-heróis e uma trupe palhaços vão invadir SP para um trânsito mais seguro


O cenário do trânsito no Brasil é realmente preocupante. Milhares de pessoas sofrem acidentes por dia, e muitos deles, custam a vida de motoristas e pedestres. Buscando reverter essa triste realidade em nosso país, o Sindseg SP e o Sincor-SP, firmaram parceria com duas ONGs: Fábrica de Heróis e Picadeiro do Asfalto, para realizar diversas ações educativas. A ação acontece no mês em que realizamos o Maio Amarelo, movimento criado para mobilizar e conscientizar a população sobre os riscos no trânsito e, consequentemente, reduzir o número de acidentes.

Escolhemos beber e dirigir, falar ao celular no volante, passar em um semáforo vermelho ou ultrapassar o limite de velocidade. São estas atitudes imprudentes que tornam o Brasil um dos recordistas mundiais de acidentes de trânsito. Os motoristas, ciclistas e pedestres precisam entender que depende de todos mudar esta situação tão alarmante. Não podemos continuar neste ciclo, pois se não mudarmos nossas atitudes, até 2030, 2,4 milhões de pessoas irão morrem nas ruas e estradas, segundo a OMS”, afirma Mauro Batista, presidente do Sindseg SP.

Na cidade de São Paulo, a campanha contará com uma equipe de super-heróis para chamar atenção sobre a gravidade do problema. Já no interior, uma trupe de palhaços irá passar por 12 municípios. No total, serão cerca de 30 intervenções artísticas em todo o Estado de São Paulo, impactando mais de 175 mil pessoas. Quem passar pelas ações receberá uma revista com história em quadrinhos e atividades, que abordam a cultura de paz no trânsito de forma lúdica e divertida. O material também trará os 10 mandamentos do trânsito seguro e, ainda, o papel de cada cidadão para a diminuição destes números tão alarmantes.

“Queremos conscientizar as pessoas de forma divertida e com muita alegria. Nosso objetivo é reduzir o estresse, humanizar e promover a paz no trânsito. Para isso, vamos usar a menor máscara do mundo, o nariz de palhaço! ”, afirma Emerson Rodrigues, fundador da ONG Picadeiro do Asfalto.

Já para Patrick Behar, fundador da ONG Fábrica de Heróis, que atua em hospitais infantis, a ação diminuirá o número de crianças mortas ou vítimas de sequelas permanentes no trânsito. “Hoje, acidentes são a primeira causa de mortalidade dos nossos jovens (de 15 a 29 anos de idade) e a segunda causa das nossas crianças (faixa de 5 a 14 anos). Esta é uma situação muito alarmante. Precisamos mudar isso com urgência. Acreditamos no poder do herói na conscientização”, diz Behar.

Você é nosso convidado especial para essa campanha. Se encontrar nossa trupe de palhaços ou nossos super-heróis, tire uma foto e divulgue em suas redes sociais usando a #maioamarelo. Nos ajude a disseminar a cultura de paz no trânsito por aí. É responsabilidade de todos ter um trânsito mais seguro.