Trânsito Seguro


No controle: como espantar o medo e encarar o trânsito urbano e as estradas


Apesar de ser uma emoção boa, pois é protetora, o medo, quando em excesso, atrapalha a condução natural da vida. Segundo a psicóloga Cecilia Bellina, dona de uma autoescola que leva o seu nome e atende pessoas habilitadas que têm medo de dirigir, ao virar fobia, a sensação precisa ser tratada.

Além dos traumas e de traços de personalidade (como ansiedade e autocrítica excessivas), um fator que contribui para que condutores não se sintam seguros para dirigir é a forma como as autoescolas tradicionais orientam seus alunos. Mais do que saber fazer baliza e subir rampas, é preciso aprender a dominar o carro e compreender que o equipamento não é vivo e vai muito além dos comandos do motorista.

Você se enxerga em alguma dessas situações ou conhece alguém que reluta em dominar o volante?

Confira esses passos para, aos poucos, voltar a transitar com confiança por ruas, avenidas e estradas.

1. Selecione suas companhias

Muito importante para que o processo de retomada da direção seja positivo é ter ao lado pessoas de confiança, que te apoiam e incentivam a superar os medos. Pessoas que nos fazem sentir bem são propulsoras e coadjuvantes do nosso sucesso.

2. Programe treinos curtos

Em boa companhia, retome a direção em locais tranquilos e em horários de pouco movimento (como aos domingos de manhã). Comece com uma volta no quarteirão. Faça isso até se sentir confiante no trajeto. Depois, procure aumentar o perímetro. Dirija pelo bairro até que consiga percorrer distâncias maiores.

3. Seja resiliente e não desista

Treinos existem para aprendermos com os nossos erros e percebermos que a evolução vem com o tempo. Não se desespere com os seus deslizes. É natural do ser humano passar por um período de adaptação e ganhar confiança com as atividades que desempenha. Aprenda a superar os pensamentos sabotadores e tenha em mente todos os benefícios que você terá ao voltar a dirigir.

4. Celebre cada conquista

Cada novo percurso realizado é uma conquista importante e por isso deve ser celebrado. Esse sistema de recompensa ajuda a consolidar a sensação de que o objetivo maior está sendo alcançado. Acredite em seu potencial e valorize cada etapa de seu desenvolvimento.

Fonte: Estadão Expresso