Residência


Saiba quais cuidados tomar para uma mudança segura


Mudar de casa é um processo que acaba deixando muitas pessoas apreensivas, até as apaixonadas por novidades. Isso porque a mudança exige planejamento, organização, disciplina e capacidade de adaptação para se habituar ao novo (espaço, vizinhança, localidade etc.).

Mas existem boas dicas para dar conta de tudo e não se deixar levar pelo estresse. Confira abaixo o que separamos para te ajudar neste momento:

1. A primeira dica é: faça uma lista. Liste todos os passos que você precisa cumprir para transportar as coisas de uma residência para a outra e se instalar com tranquilidade. Entre as principais etapas estão: escolher uma transportadora de confiança (peça conselho aos amigos), definir um dia e horário para a mudança e providenciar recipientes (caixas, papéis especiais, malas etc.) para embalar seus pertences – desde acessórios até móveis e eletrodomésticos.

2. Na hora de encaixotar os objetos, primeiro pense: o que irá para a nova residência e o que devo destinar a outras pessoas? Assim, você não leva mais do que o necessário. Ao encaixotar:

– Procure não usar caixas muito grandes, para não carregar pesos exagerados;
– Embale separadamente objetos frágeis (de vidro, porcelana, cerâmica etc.) antes de colocá-los em uma mesma caixa;
– Envolva colchões, sofás, poltronas e qualquer material revestido de tecido em plástico, evitando sujá-los durante o transporte;
– Nomeie e separe as caixas por tipos de objetos – por exemplo, A, B, C. As do tipo A seriam aquelas que você abriria primeiro, com os objetos de uso diário, e assim por diante;
– Além disso, marque nas caixas onde cada uma delas ficará, poupando trabalho extra na hora de muda-las de cômodo;
– É sempre bom deixar separada a caixa (ou a mala) da primeira noite, com troca de roupa, produtos de higiene e utensílios de cozinha.

3. No momento de transportar seus bens:

– Imagine como ficará a disposição dos objetos no novo lar;
– Procure colocar os itens maiores no fundo do veículo e os menores mais próximos às portas, para um desembarque organizado;
– Fixe todas as caixas dentro do veículo e use cordas para que nenhuma delas, especialmente as com objetos frágeis, se mova durante o trajeto.

4. Caso transporte itens valiosos ou a distância entre os locais de origem e destino seja longa, considere fazer um seguro, prevenindo prejuízos com assaltos ou acidentes que gerem uma perda muito grande.

5. Antes da mudança, organize o cardápio da semana para utilizar tudo o que está na geladeira e deixá-la vazia para o transporte. O que ainda restar, armazene em sacos hermeticamente fechados e insira-os de volta na geladeira o mais rápido possível, evitando o desperdício. Mudar dá fome, então, também planeje uma alimentação prática e balanceada para os dias em que tiver que colocar tudo em ordem na nova residência.

Seguindo todos esses cuidados, não vai ter erro! Tanto o transporte quanto a disposição de todos os bens no novo lar ocorrerá de forma tranquila e segura.

Com tudo pronto, convide amigos para comemorar a conquista!