Educação Financeira


Saúde financeira é fundamental


O ano de 2020 começou, muitas contas acumuladas como IPTU, IPVA, matrícula e materiais escolares e todos nós temos que lidar com isso. Todos sabemos que em um cenário ideal, não deveríamos gastar todo o nosso salário e, também, guardar um pouco, todo mês, para conseguir criar uma situação estável no futuro. Infelizmente nem sempre isso é possível, mas vamos listar algumas dicas básicas para tentar ajudar com a sua vida financeira.

  1. Controle de despesas e receitas. Pode parecer um tanto óbvio, mas fala um controle de suas receitas e despesas. Uma planilha básica, no papel, ou no computador, pode ajudar. Coloque separado seus gastos fixos mensais e vá acrescentando os gastos diários. No fim do mês, você terá um cenário preciso da sua vida econômica e poderá fazer ajustes pontuais na situação. Gaste de acordo com o seu padrão de vida e apenas no que é, de fato, uma necessidade.
  2. Comparar preços é sempre fundamental. A vida corrida, a falta de tempo e até mesmo a preguiça, pode fazer com que as pessoas não pesquisem os preços dos produtos e serviços que precisam, mas não caia nessa. Analisar com calma as opções realmente necessárias é fundamental, fazendo com que o gasto seja preciso e não exagerado.
  3. Cuidado com o cartão de crédito. Dependendo do cartão contratado, ele pode ter vários benefícios como a conversão dos pontos em milhas e mesmo seguro em viagens, mas como o dinheiro só sai da conta de uma vez no fim do mês, cuidado. A fatura virá, então controle precisamente os gastos para na hora de pagar, não haver qualquer surpresa.
  4. Planejamento é fundamental. Metas e objetivos podem ajudar a resolver situações complicadas. Comece de baixo, como eliminando dívidas, fazendo investimentos mensais para o futuro mesmo com pouco dinheiro que, com o tempo, podem resolver situações grandes. Não dê passos maiores do que pode. Sem dívidas e com situação controlada, se tornará possível fazer investimentos maiores e buscar a compra de veículos, imóveis, entre outros.
  5. Família gasta e investe unida. Se você tiver uma família, não deixe as outras pessoas de fora do seu planejamento. Lado a lado, vocês poderão ter ideias melhores para saírem de problemas e, também, como aproveitar melhor o dinheiro que conquistam. Diálogo é, como sempre, fundamental.