Trânsito Seguro


Uma rotina utilizando menos o carro


Na próxima sexta-feira (22/09) é o Dia Mundial sem Carro. Uma data para estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel e como formas alternativas de mobilidade podem contribuir para um mundo cada vez melhor (em termos de trânsito, segurança, qualidade de vida, preservação do meio ambiente etc.).

A França foi o país que criou o marco, em 1997, e, a partir desse momento, vários outros locais passaram a celebrá-lo, promovendo diversas iniciativas que mobilizam as pessoas a adotarem novos formatos de locomoção e a vivenciarem a cidade de uma forma diferente.

Inicie essa reflexão: preciso mesmo de carro para chegar a meu destino? Não posso ir a pé? Pegar um ônibus ou usar as linhas do metrô?

O carro está longe de ser o único, ou o melhor, meio de transporte em uma grande cidade. Para cada situação existe uma forma de locomoção mais adequada.

Por isso, trouxemos aqui algumas dicas para iniciar uma rotina utilizando menos o carro e dirigir apenas em momentos de muita necessidade:

Sempre antes de sair de casa,

insira seu destino em um aplicativo – como o Google Maps – e verifique se existem opções de transporte público que te permitam chegar facilmente onde precisa. Olhe também as rotas de bicicleta e em quanto tempo é possível fazer o trajeto a pé.

Quando já tiver planejado uma saída com os amigos à noite,

não use o carro para ir à faculdade ou ao trabalho, fique livre para poder se divertir e não precisar se preocupar com estacionamento, nem em dirigir de volta.

A mesma ideia vale para shows.

Nada melhor do que não precisar esperar uma fila de carros para entrar e sair. Como o número de pessoas é muito grande, programe-se e organize-se para pegar transporte público para chegar e, se preciso, na hora de voltar para casa, peça um Táxi ou Uber na saída.

Precisa comprar pão ou buscar poucos itens no supermercado próximo à sua casa?

Coloque a bicicleta no uso e ainda aproveite para fazer exercício físico. Você também pode ir caminhando e observando o movimento da rua em um dia de manhã.

Pegou o espírito? Então, adote novos hábitos e, lembre-se, sua escolha faz a diferença!