Viagem


Vai viajar? Confira dicas antes de se mandar para a festa


Chegou um dos períodos mais aguardados do ano para muita gente. Dezembro, o mês que normalmente significa férias, Natal, Ano Novo, viagem, descanso e muita diversão. Bora aproveitar? Vamos, mas antes disso, vamos trabalhar para garantir que o nosso meio de transporte, seja ele de duas, quatro ou mais rodas, esteja nas condições ideais para a viagem.

  1. Consertar um problema sempre custa mais e é mais arriscado do que prevenir. Leve seu veículo periodicamente ao mecânico para que ele veja se todos os sistemas, especialmente os de segurança, como os freios, estão funcionando de acordo com as especificações técnicas.
  2. O carro está perfeito e pronto para viajar mecanicamente? Ótimo! Mas e os pneus? Você olhou isso? Faça uma avaliação em um centro especializado para saber se eles estão nas melhores condições e não se esqueça de verificar o estepe! Troque se for o caso, calibre de acordo com o manual do proprietário do seu veículo e viaje em paz.
  3. Estamos viajando e começa a chover. Que tal diminuir a velocidade? Não precisamos nem lembrar que é preciso, sempre, obedecer aos limites de velocidade e as leis de trânsito, porém na chuva, reduza para garantir sua segurança. Jamais pare o veículo no meio da via, nem mesmo acione os alertas de atenção na chuva. Se estiver com receio, pare o veículo em um posto de gasolina, ou similar, e espere ela passar.
  4. Sofreu um acidente? Garanta, primeiro, a sua segurança e dos seus acompanhantes. Não fique dentro ou perto do carro, sinalize com o triângulo de segurança e ligue para o resgate da concessionária da rodovia ou para a polícia rodoviária.
  5. Viajar durante o dia pode ser mais estressante pelo congestionamento, porém garante maior visibilidade e costumamos estarmos menos cansados. Assim, se a viagem está rolando e tudo parou na sua frente, deixe o ar ligado, som na caixa e tenha paciência.

Sentiu falta de uma dica fundamental e que sempre falam? Pois é, vai agora, destacada: use o cinto de segurança seja você motorista, passageiro dianteiro, traseiro, no ônibus e no caminhão. Motociclista, use roupas apropriadas, faça sua revisão mecânica, descanse bem antes de sair e, no fim, todos juntos, aproveitem!