Automóvel


Você sabe o que é Responsabilidade Civil Facultativa Veicular?


Você que tem carro está sujeito às mais diversas situações no trânsito. É por isso que o seguro do seu automóvel oferece vários tipos de coberturas: roubo e furto, conserto do seu carro em caso de acidente e indenizações por danos materiais e corporais a terceiros, conhecida como Responsabilidade Civil Facultativa Veicular (RCF-V).

Também conhecida como Seguro para Terceiros, a RCF-V prevê indenizações em casos de acidentes de trânsito em que você tenha se envolvido e seja responsabilizado judicialmente por causar, de forma involuntária, danos corporais e materiais a terceiros. Esta cobertura tem como principal objetivo proteger o seu patrimônio.

Isso porque no caso de danos corporais a terceiros, a indenização pode chegar a um valor que você não teria como pagar. Pode acontecer, por exemplo, de a vítima ter sequelas, ficar inválida ou impossibilitada temporariamente de exercer a sua profissão, e o juiz decretar o pagamento de uma pensão. Imagine uma situação como esta. Você teria que trabalhar para custear uma terceira pessoa ou até vender a casa que você conquistou. E o mesmo vale caso a vítima venha a falecer e o juiz decida decretar uma indenização à família.

Mas não é apenas para danos corporais que a cobertura Responsabilidade Civil Facultativa Veicular (RCF-V) existe. Ela também cobre despesas materiais. Imagine outra situação: você está dirigindo, perde o controle do carro e derruba o muro de uma casa ou de uma empresa. Em um primeiro momento, além do susto, você logo pensará no prejuízo que terá. Prejuízo este que será pago pela seguradora, caso tenha contratado esta cobertura.

Pois como o próprio nome diz, esta cobertura é facultativa, não obrigatória. Mas na verdade deveria ser considerada indispensável, pois, além de ser extremamente importante, não gera tanta diferença no valor do seguro. Considerando que situações como as acima citadas podem comprometer o seu patrimônio, esta cobertura torna-se essencial.

Por isso, peça sempre orientação ao seu corretor de seguros para saber mais sobre os valores a serem contratados para a cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa Veicular (RCF-V), para que você esteja sempre protegido. As seguradoras estabelecem valores mínimos e máximos a serem contratados. Para as indenizações, os valores reembolsáveis vão até o limite previsto na apólice, dependendo das coberturas contratadas.

Nesta cobertura você também pode incluir, no momento de contratação do seguro, as despesas com custos judiciais e advogados. Mais uma tranquilidade em caso de imprevistos.